UnPrint permite acabar com as faturas em papel nos pontos de venda

Inovação

A empresa Something Apps criou uma plataforma web e mobile, a UnPrint, que possibilita ao setor do comércio a introdução de um novo conceito de impressão de faturas eletrónicas, que elimina a utilização de papel nos pontos de venda (POS).

Para os consumidores, a plataforma permite obter e consultar faturas, vouchers, descontos e promoções associados a cartão cliente no ato do pagamento ou na cloud. Esta tecnologia é única no mercado e adequa-se a todos os softwares utilizados no comércio. A app está disponível no Google Play e na Apple Store.

A regulamentação legal, quer para o setor público quer para o setor privado, tem legislado nesta direção e os benefícios da fatura eletrónica são muitos. Começando na via fiscal, já que a automatização dos processos permite combater a economia paralela e a fuga fiscal e promover a equidade fiscal.

A nível económico, ambiental e na saúde os benefícios são também consideráveis. Portugal produz mais de 100 mil km2 de papel térmico por ano e as empresas ligadas ao comércio, dependendo da sua dimensão, gastam dezenas e até centenas de milhares de euros por ano em recibos em papel, o que constitui um elevado custo. A grande maioria destes documentos impressos não são sequer faturas e vão diretamente para o “lixo”.

A impressão de faturas, notas de despesa e outros recibos contribui para a degradação do ambiente. O papel térmico não é reciclável, contamina os solos e também outros tipos de papel. É também sabido que o papel térmico contém uma grande quantidade de substâncias cancerígenas e constitui portanto um perigo para a saúde.

A solução proposta pela UnPrint permite ao comerciante a eliminação do papel e dos custos associados ao mesmo e gerar faturas ou notas de despesa eletrónicas no formato hoje utilizado. Esta solução não acarreta custos iniciais e adapta-se a qualquer POS e aos softwares em funcionamento. Mantém o mesmo nível de oferta com promoções e descontos e permite descontar promoções, pontos, vouchers próprios ou de parceiros. Pode ser integrado através de uma aplicação própria e integrar clientes fidelizados em substituição de cartões ou SMS, com as mesmas vantagens.

Destina-se sobretudo aos supermercados, cadeias de retalho, cadeias de fast food, postos de abastecimento de combustível, comércio tradicional e restauração. A plataforma poderá ser também utilizada pelas empresas em geral para passarem a emitir as suas faturas, hoje em papel, para formato eletrónico como obriga o novo decreto lei.

O cliente/consumidor pode dar um forte contributo para a eliminação da emissão de papel térmico ao pedir a emissão de faturas eletrónicas com NIF ou simplificado e fazer a consulta no ato do pagamento para confirmar os items pagos.

Pode acumular e descontar na plataforma UnPrint os descontos e promoções associadas a cada compra e a cada comerciante e adicionar cashback value. Pode ainda associar as faturas eletrónicas a nível pessoal ou profissional. Além disso, esta solução funciona como uma ferramenta de gestão financeira pessoal, ao acumular as despesas realizadas ao longo do tempo nas diversas superfícies comerciais.

Para utilizar basta descarregar a app, disponível no Google Play e na Apple Store e utilizar em cada comerciante aderente através da leitura do código de barras ou código QR. A informação é armanezada na cloud e pode ser consultada sempre que necessário.

“O nosso objetivo é promover uma mudança de paradigma e estar um passo à frente na utilização das faturas ou recibos de venda eletrónicos, em detrimento da utilização do papel térmico”, afirma Paulo Malha, Partner da Something Apps.

O responsável destaca ainda o facto de a UnPrint dar “resposta a uma necessidade atual, oferecendo vantagens para o comerciante e para o cliente/consumidor ao nível económico, ambiental, fiscal e associado à digitalização empresarial. O comerciante tem ainda nesta plataforma uma ferramenta que lhe permite aceder a um conjunto de dados que pode utilizar nas suas políticas de marketing, tais como a gestão de stocks e a apetência dos seus clientes. Já o cliente/consumidor tem na UnPrint uma solução que lhe permite fazer uma gestão das despesas mensais e agregar numa plataforma única as promoções, descontos e outras mais-valias associadas às suas práticas de consumo, disponível para consulta 24 horas por dia. A implementação da Unprint é simples e a sua utilização muito intuitiva”.