Tecnologia vídeo CitNOW disponível na Renault Retail Group em Portugal

Negócios

Efacec Electric Mobility através da implementação do “Projeto de Melhoria Contínua Kaizen na Efacec Mobilidade”, conseguiu passar da produção de 900 equipamentos em 2017 para 3700 equipamentos em 2018.

A faturação aumentou de 11 milhões de euros em 2017 para 35 milhões de euros em 2018 e através da reorganização das linhas de produção, passaram a ter uma capacidade média instalada de produção de 22 equipamentos/semana = 11milhões de euros/ano para 140 equipamentos/semana = 65milhões de euros/ano em dezembro de 2018.

No contexto da mobilidade elétrica, a Efacec Electric Mobility tem apresentado um rápido crescimento, tanto ao nível de capacidade instalada como ao nível do portfólio de produtos disponibilizados. Este rápido crescimento levou à necessidade de uma maior concentração dos recursos no desenvolvimento dos produtos, o que consequentemente levou à consciencialização de que teria de ser dado um foco à melhoria dos processos e fabricos para conseguirem dar resposta às exigências do mercado.

O projeto tinha os seguintes objetivos: alargar a área produtiva aumentar a produção de equipamentos, aumentar a faturação, e reorganizar as equipas, as diversas linhas de produção e as áreas de suporte.

Para obter os resultados pretendidos foram implementadas várias ações, nomeadamente: mapeamento e melhoria de processos das áreas de suporte; desenvolvimento de ferramenta de planeamento para gestão da capacidade; dimensionamento de stocks de matéria-prima; desenho de layout de armazém e fabril; implementação de standards de trabalho e implementação de rotinas diárias e semanais de monitorização ao nível da performance das equipas, dos departamentos e das faltas de materiais.

Com este projeto a Efacec Electric Mobility ganhou a Menção Honrosa na Categoria Excelência na Estratégia de Crescimento da 8ª Edição do Prémio Kaizen Lean.

Read also :