Tbee: a box televisiva que quer “revolucionar” o mercado televisivo

Inovação

Criada em 2013, na cidade de Braga, a Quidbox nasceu com o propósito de revolucionar o paradigma de utilização da televisão, fornecendo uma solução de baixo custo que permite gerir diferentes conteúdos multimédia, diz a empresa em comunicado de imprensa.

Em 2015 a startup bracarense desenvolveu a primeira versão da box Tbee, conquistando logo aí o aplauso generalizado nos principais eventos de Inovação Tecnológica realizados internacionalmente.

Em 2016, a Tbee entrou no mercado nacional, com vendas nos principais retalhistas do país, avançando no ano seguinte para a Amazon e outras plataformas semelhantes, globalizando a inovação tecnológica desenvolvida a partir do Minho.

A segunda edição da Tbee, que pretende revolucionar a forma como vemos e interagimos com a tecnologia, para além de potenciar uma televisão, concentrando num só aparelho diferentes valências tecnológicas, voltou este ano a ser distinguida nos Estados Unidos da América, em Las Vegas, no CES 2019 Innovation Award Honoree. Esta distinção, na categoria de Componentes e Acessórios para Home Audio e Video, foi entregue naquele que é o maior e mais influente evento mundial na área da tecnologia, com milhares de demonstrações de novos produtos e abordagens inovadoras, proporcionadas pelos cerca de 4.500 expositores.

O reconhecimento internacional no CES 2019, uma montra mundial no que se refere aos mais recentes avanços tecnológicos, como a conectividade 5G, a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada ou as smart cities, constitui mais um passo para a consolidação da box TBEE, que neste certame mereceu rasgados elogios por parte do júri, que inclui designers, engenheiros e membros destacados dos media da área de IT.

A partir da box Tbee é possível controlar não só a televisão, mas também conteúdos da internet, música, vídeos, aplicações, fazer chamadas de vídeo, jogar com um sensor de movimentos, fazer compras online ou aceder a serviços. A Tbee concentra em si a rotineira box de televisão, o computador pessoal, a consola de jogos, o media center e o tablet, tudo gerido através de um inovador comando ou de activação por voz.

O trabalho da Quidbox está desta forma reflectido na box Tbee um produto de excelência a partir do qual, com uma simples ligação à internet, se abre um novo mundo, mais simples de aceder, mais intuitivo e muito mais interessante para navegar.

Uma box multifunções

O desenvolvimento tecnológico da Tbee estende-se a outras áreas de utilização e permite mesmo que possa ser utilizada na área da Telemedicina. Fruto de uma aproximação ao setor da Saúde, a Tbee permite a monitorização à distância de doentes, bem como o acompanhamento médico, incluindo o contacto telefónico em caso de necessidade. Este aparelho pode ainda ser preparado para receber alertas como, por exemplo, a toma de medicação ou a escolha da refeição.

Paralelamente, a box desenvolvida pela Quidbox permite inserções publicitárias fora do pacote normal e passível de ser ajustado à medida do cliente. Deste modo, através da plataforma da Tbee é possível definir quanto é que uma empresa quer gastar em publicidade, ao mesmo tempo que permite segmentar os conteúdos publicitários de acordo com diferentes públicos-alvo. É ainda através da publicidade que os conteúdos disponibilizados pela Tbee são pagos.

A facilidade de utilização da Tbee é outra das mais-valias deste aparelho, sendo que o utilizador apenas precisa de ter internet e eletricidade para poder utilizar a box em qualquer lugar.

Resta referir que a atualização da box é feita remotamente e o equipamento dispõe de assistência técnica e linha telefónica de suporte.