Swappie: novo marketplace de iPhones recondicionados chega a Portugal

Negócios

Marca chega a Portugal para fazer crescer a confiança dos consumidores em produtos recondicionados.

A Swappie, o marketplace líder no norte da Europa de compra e venda de iPhones em segunda mão, já está disponível em Portugal e pretende esclarecer todas as dúvidas associadas à compra de smartphones em segunda mão. Com o seu conceito de transparência e total controlo da cadeia de valor, ao recondicionar os telemóveis em fábrica própria, a Swappie consegue assegurar a qualidade de todos os produtos à venda na sua plataforma, reduzindo o seu custo e a sua pegada ecológica e aumentando a satisfação dos consumidores.

A Swappie nasceu, em 2016, na Finlândia, com o propósito de criar uma plataforma de compra e venda de telemóveis da Apple em segunda mão de confiança. Após o seu fundador Sami Martinnen ter tido uma má experiência ao tentar comprar um telemóvel em segunda mão, percebeu que havia uma falta de ofertas que conferissem segurança aos consumidores e que isso seria um grande entrava à adoção de produtos recondicionados. Uma vez que entre 85 e 90% da pegada ecológica de um iPhone 11 resulta do processo de produção, segundo dados do fabricante, a escolha por produtos em segunda mão teria um impacto significativo no ambiente.

Assim, para reforçar a confiança dos consumidores nesta alternativa, a Swappie criou a sua própria fábrica sediada em Helsínquia, onde todos os iPhones passam por um teste técnico de 52 etapas e são reparados com recurso a alta tecnologia, e oferece, em Portugal, uma garantia de 24 meses. No site da marca, é ainda possível vender iPhones antigos, bastando, para tal, preencher alguns detalhes importantes sobre a condição do telefone, de modo a receber depois uma estimativa do seu valor. Assim que os técnicos verifiquem as condições do telemóvel, o valor é transferido para o vendedor.

“A Swappie pretende democratizar o acesso à melhor tecnologia de smartphones no mercado, ao disponibilizar os modelos de iPhone em boas condições e com a garantia dois anos. A nossa abordagem difere por controlarmos toda a cadeia de valor, assegurando a mais alta qualidade em todos os processos desde a compra do telemóvel até à sua venda e entrega”, afirma Sami Marttinen, fundador da Swappie.

O fator sustentável é também um dos motivos que move a Swappie. “Portugal foi o segundo mercado que abordamos no sul da Europa, pois acreditamos que a sua preocupação com as questões ambientais é bastante impactante no momento de tomada de decisão. O nosso objetivo é conseguir fazer com que a procura por iPhones recondicionados aumente, à medida que os consumidores ficam mais familiarizados com a categoria de produtos em segunda mão, e alertar para o impacto que a escolha de um aparelho eletrónico pode ter no ambiente. Queremos sensibilizar o consumidor e apresentarmo-nos como o parceiro de confiança no momento de troca de equipamento”, acrescenta.

O lançamento da Swappie em Portugal coincide com o fecho de uma ronda de investimento Série B de cerca de 40 milhões de dólares. A ronda contou com a participação de novos investidores como a TESI e o reforço do investimento de outras sociedades de capital de risco como a Lifeline Ventures, Reaktor Ventures, Inventure. O capital será utilizado para acelerar a expansão internacional da startup que, depois de conquistar o norte da Europa, com forte presença na Finlândia, Suécia, Dinamarca e Itália, expande-se agora para países como Portugal, Alemanha, Holanda e Irlanda.

Read also :