São quatro as ideias essenciais para não cair na armadilha dos cibercriminosos seja no Halloween ou em qualquer outro momento.

São quatro as ideias essenciais para não cair na armadilha dos cibercriminosos seja no Halloween ou em qualquer outro momento.
Investigadores da Check Point verificam um aumento significativo dos ataques que utilizam o malware Valak, enquanto o troiano Emotet se mantém, pelo terceiro mês consecutivo, no primeiro lugar do Top.
O malvertising é a forma ilegal de mentir e os agentes de ameaças encontraram uma nova forma de difundir malware aos milhões de utilizadores.
A Check Point Software Technologies, empresa de software e tecnologia especializada em segurança, alertou para o perigo de um novo adware descoberto no Google Play, o Skinner. Este adware é também um malware inserido no código de uma app relacionada com videojogos e já foi descarregada por mais de dez mil utilizadores durante os mais de dois meses em que esteve disponível na loja oficial da Android.
O aeroporto internacional de Green Bay-Austin Straubel (GRB), no estado de Wisconsin, Estados Unidos, adotou uma tecnologia que detecta automaticamente pessoas que andam no sentido contrário ao fluxo em corredores de saída ou em áreas restritas.
O Charger é o novo ransonware encontrado pela Checkpoint. Foi descoberto na aplicação Energy Rescue, disponível na Google Play.
Em dezembro de 2016, este ramsonware teve uma queda nos ataques perpetrados. A razão poderá ser mesmo as férias e festas de Natal.
Segundo o relatório da empresa Kaspersky Lab, o número de ataques informáticos com utilização de DDos Botnet têm aumentado na Europa ocidental, no terceiro trimestre. Principalmente em países como o Reino Unido, França e Países Baixos,
Um ataque de cryptomalware pode custar em media 99 mil dólares a uma PME, cerca de 88.100 euros, conclui o Riscos de Segurança em Empresas de TI 2016, levado a cabo pela Kaspersky Lab.
A empresa de segurança da informação PSafe identificou uma nova versão de malware que chegou para confundir os utilizadores de Android. Baptizado de WhatsApp.CreditCardStealer, o vírus que simula o WhatsApp tenta roubar informações de cartão de crédito dos utilizadores por meio de phishing.
Desde que a primeira vaga do malware Nymaim foi detetada em 2013, com as suas técnicas de ataque em cadeia e evasão, foram detetadas mais de 2,8 milhões de infeções em todo o mundo. A especialista ESET tem vindo a observar um ressurgimento do Nymaim nesta primeira metade de 2016.
A PSafe, empresa de segurança de informação, entende que a utilização frequente dos dispositivos móveis fez com que os mesmos se tenham tornado responsáveis por armazenar diversas informações pessoais dos utilizadores. Esses dados vão desde senhas de acesso ao banco até aos dados de cartões de crédito, e como tal, são alvos frequentes de ataques maliciosos.
A Globinnova Cyber Intelligence e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras do Politécnico do Porto organizam na próxima semana a segunda edição da “Porto Cybersecurity Conference”, no hotel Sheraton. Serão debatidas as maiores ameaças do momento no panorama mundial e nacional.
As piores ameaças de segurança online em abril incluíram worms, trojans, malware e vírus, segundo o novo ranking divulgado pela especialista ESET.
O ano passado foi crítico no que toca a fugas de dados massivas, ataques de ransomware e roubo de dados pessoais. É o que mostra o novo relatório sobre ameaças à segurança na internet (ISTR), da especialista Symantec, que mostra a tendência preocupante de profissionalização das redes criminosas.
O suporte ao Windows XP terminou em abril de 2014, mas a sua utilização continua a ser expressiva: estima-se que um em dez computadores em todo o mundo ainda corra XP.
Há cada vez mais aplicações que requerem acesso aos dados de localização do smartphone. Na prática, a geolocalização do utilizador pode abrir um mundo de problemas de segurança e privacidade. Perguntámos à ESET como garantir níveis satisfatórios de proteção.
A Symantec, empresa de segurança da informação, descobriu ataques de diversas variantes de uma família de ransomware conhecida como Android.Lockdroid. As variantes foram feitas em dispositivos Android usando o ambiente de desenvolvimento integrado Android (AIDE).
A Eset, fornecedora de segurança da informação, identifica que o golpe se adapta automaticamente à língua do utilizador e, quando o acesso é feito por um computador, direciona a mensagem para o Facebook.
No rescaldo da cerimónia de entrega dos Óscares, em Hollywood, a empresa de segurança Eset revelou os ‘Malware Razzies’ – os anti-prémios, que ninguém quer ganhar, mas desta vez para a “indústria” dos códigos maliciosos.
A Palo Alto Networks apresentou resultados mistos para o seu segundo trimestre fiscal, registando um aumento dos prejuízos mas batendo as expectativas dos investidores.
A Equipa de Investigação e Análise Global da Kaspersky Lab publicou uma ampla investigação sobre o Adwind RAT (Remote Access Tool), um programa de malware multifuncional compatível com várias plataformas também conhecido como AlienSpy, Frutas, Unrecom, Sockrat, JSocket e jRat, distribuído por meio de uma única plataforma de malware como serviço.
A empresa de segurança da informação destaca que nos últimos anos o número de ataques virtuais tem crescido significativamente. Neles, cibercriminosos disseminam códigos maliciosos e tentam roubar informações pessoais dos internautas. Diante deste quadro, a Eset quer reforçar uma campanha de consciencialização dos utilizadores sobre como se protegerem durante a navegação online.
A Hewlett Packard (HP) divulga seu terceiro relatório anual, o State of Security Operations 2016. O estudo destaca o papel que os centros de operações de segurança (SOCs, na sigla em inglês) desempenham para garantir a proteção digital das empresas. Segundo a companhia, à medida que as organizações enfrentam um cenário de ameaças cada vez mais volátil, o relatório avalia os níveis de maturidade dos SOCs para ajudar as companhias a aprimorar os seus processos a fim de se tornarem seguras.
No mês da Internet Mais Segura, a empresa de segurança ESET divulgou uma lista com 10 conselhos de segurança para manter a conta de Facebook fora do alcance das mãos erradas.
Quando o assunto é segurança da informação, ninguém está totalmente protegido, ainda que seja uma potência como os Estados Unidos. Não por acaso, o seu presidente Barack Obama incluiu na sua proposta de orçamento para o ano fiscal de 2017 a solicitação de nada menos do que 19 mil milhões dólares para a segurança cibernética de todo o governo norte-americano. O que representa um aumento de 5 mil milhões de dólares em relação a este ano, de acordo com funcionários do alto escalão.
Com o aproximar do Dia dos Namorados, as probabilidades de ciberataques a sites de encontros crescem exponencialmente. É o aviso deixado pelos especialistas da Namogoo.
A pesquisa global foi conduzida pelo Ponemon Institute, a pedido da Gemalto, empresa de segurança digital, com mais de 3,7 mil profissionais de segurança de TI em 10 países. O levantamento identificou a expectativa de os pagamentos via dispositivos móveis duplicarem nos próximos dois anos. E ainda a necessidade crítica de as organizações melhorarem as suas práticas de segurança de dados de pagamentos.
A Arbor Networks, divisão de segurança da Netscout, divulga o seu 11º Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global (Worldwide Infrastructure Security Report). As informações vieram da comunidade mundial de operações de segurança e vão desde deteção de ameaças e resposta a incidentes até aspetos relativos a equipas, orçamentos e relacionamento com parceiros.
A Check Point alerta para os “Trojans móveis de acesso remoto”, uma nova modalidade de malware capaz de roubar informação do telemóvel – contactos, fotos, registos, pesquisas… – assim como ativar a câmara ou o microfone.