Vírus

Check Point deteta malware que utiliza ocultação personalizada

A Check Point Software Technologies, empresa de software e tecnologia especializada em segurança, alertou para o perigo de um novo adware descoberto no Google Play, o Skinner. Este adware é também um malware inserido no código de uma app relacionada com videojogos e já foi descarregada por mais de dez mil utilizadores durante os mais de dois meses em que esteve disponível na loja oficial da Android.

Ataques DDos Botnet são cada vez mais usados na Europa

Segundo o relatório da empresa Kaspersky Lab, o número de ataques informáticos com utilização de DDos Botnet têm aumentado na Europa ocidental, no terceiro trimestre. Principalmente em países como o Reino Unido, França e Países Baixos,

Malware finge ser WhatsApp para atacar dados dos cartões de crédito

A empresa de segurança da informação PSafe identificou uma nova versão de malware que chegou para confundir os utilizadores de Android. Baptizado de WhatsApp.CreditCardStealer, o vírus que simula o WhatsApp tenta roubar informações de cartão de crédito dos utilizadores por meio de phishing.

Malware Nymaim ressurge na Europa, EUA e Brasil

Desde que a primeira vaga do malware Nymaim foi detetada em 2013, com as suas técnicas de ataque em cadeia e evasão, foram detetadas mais de 2,8 milhões de infeções em todo o mundo. A especialista ESET tem vindo a observar um ressurgimento do Nymaim nesta primeira metade de 2016.

Saiba quais são os 5 mitos sobre vírus para telemóveis, segundo a PSafe

A PSafe, empresa de segurança de informação, entende que a utilização frequente dos dispositivos móveis fez com que os mesmos se tenham tornado responsáveis por armazenar diversas informações pessoais dos utilizadores. Esses dados vão desde senhas de acesso ao banco até aos dados de cartões de crédito, e como tal, são alvos frequentes de ataques maliciosos.

Porto Cybersecurity Conference debate ameaças a 18 de maio

A Globinnova Cyber Intelligence e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras do Politécnico do Porto organizam na próxima semana a segunda edição da “Porto Cybersecurity Conference”, no hotel Sheraton. Serão debatidas as maiores ameaças do momento no panorama mundial e nacional.

Symantec: 500 milhões de registos pessoais roubados em 2015

O ano passado foi crítico no que toca a fugas de dados massivas, ataques de ransomware e roubo de dados pessoais. É o que mostra o novo relatório sobre ameaças à segurança na internet (ISTR), da especialista Symantec, que mostra a tendência preocupante de profissionalização das redes criminosas.

Como proteger o smartphone na era da geolocalização

Há cada vez mais aplicações que requerem acesso aos dados de localização do smartphone. Na prática, a geolocalização do utilizador pode abrir um mundo de problemas de segurança e privacidade. Perguntámos à ESET como garantir níveis satisfatórios de proteção.

Plataforma de malware como serviço atingiu 400 mil utilizadores e organizações em todo o mundo

A Equipa de Investigação e Análise Global da Kaspersky Lab publicou uma ampla investigação sobre o Adwind RAT (Remote Access Tool), um programa de malware multifuncional compatível com várias plataformas também conhecido como AlienSpy, Frutas, Unrecom, Sockrat, JSocket e jRat, distribuído por meio de uma única plataforma de malware como serviço.

Eset lista 10 mandamentos para navegação segura na Internet

A empresa de segurança da informação destaca que nos últimos anos o número de ataques virtuais tem crescido significativamente. Neles, cibercriminosos disseminam códigos maliciosos e tentam roubar informações pessoais dos internautas. Diante deste quadro, a Eset quer reforçar uma campanha de consciencialização dos utilizadores sobre como se protegerem durante a navegação online.

Centros de Operações de Segurança não são maduros, diz estudo da HP

A Hewlett Packard (HP) divulga seu terceiro relatório anual, o State of Security Operations 2016. O estudo destaca o papel que os centros de operações de segurança (SOCs, na sigla em inglês) desempenham para garantir a proteção digital das empresas. Segundo a companhia, à medida que as organizações enfrentam um cenário de ameaças cada vez mais volátil, o relatório avalia os níveis de maturidade dos SOCs para ajudar as companhias a aprimorar os seus processos a fim de se tornarem seguras.

Cibersegurança: Obama quer ampliar orçamento para proteger governo

Quando o assunto é segurança da informação, ninguém está totalmente protegido, ainda que seja uma potência como os Estados Unidos. Não por acaso, o seu presidente Barack Obama incluiu na sua proposta de orçamento para o ano fiscal de 2017 a solicitação de nada menos do que 19 mil milhões dólares para a segurança cibernética de todo o governo norte-americano. O que representa um aumento de 5 mil milhões de dólares em relação a este ano, de acordo com funcionários do alto escalão.

Estudo revela aumento dos riscos de segurança de dados de pagamentos

A pesquisa global foi conduzida pelo Ponemon Institute, a pedido da Gemalto, empresa de segurança digital, com mais de 3,7 mil profissionais de segurança de TI em 10 países. O levantamento identificou a expectativa de os pagamentos via dispositivos móveis duplicarem nos próximos dois anos. E ainda a necessidade crítica de as organizações melhorarem as suas práticas de segurança de dados de pagamentos.

Relatório da Arbor aponta tendências em ameaças avançadas

A Arbor Networks, divisão de segurança da Netscout, divulga o seu 11º Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global (Worldwide Infrastructure Security Report). As informações vieram da comunidade mundial de operações de segurança e vão desde deteção de ameaças e resposta a incidentes até aspetos relativos a equipas, orçamentos e relacionamento com parceiros.

Ho, ho, ho, eu sou um Trojan

A Check Point alerta para os “Trojans móveis de acesso remoto”, uma nova modalidade de malware capaz de roubar informação do telemóvel  – contactos, fotos, registos, pesquisas… – assim como ativar a câmara ou o microfone.

Kaspersky Lab reforça a privacidade dos dados dos utilizadores com nova solução

A Kaspersky Lab apresentou hoje, em Madrid, a nova versão da sua solução de cibersegurança Kaspersky Internet Security Multi-Device 2016. Esta tecnologia, multi-dispositivo e multi-plataforma, foi especialmente desenvolvida para proteger os utilizadores e as suas informações pessoais das campanhas de espionagem de criminosos cibernéticos e das próprias agências de inteligência governamentais.

Vírus