Cyberwar

Spyware “caseiro” ataca embaixadas

A operação da Kaspersky Lab destaca como os agentes de ameaças em regiões emergentes estão a elaborar campanhas contra alvos de interesse, utilizando malwarecaseiro, relativamente simples, combinado com ferramentas que estão acessíveis ao público.

António Guterres pede regras para a guerra cibernética

O secretário-geral da ONU António Guterres pediu regras a nível global para minimizar o impacto da guerra eletrónica sobre civis, uma vez que ataques cibernéticos massivos deverão ser os ‘primeiros tiros’ a serem disparados em guerras futuras.

Estados Unidos encerram site de roubo de identidade

O departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a queda de um dos maiores círculos globais de cibercrime. O mesmo departamento ainda acusou 36 pessoas de tráfico de identidade roubadas e que causou prejuízo de mais de 530 milhões de dólares.

Ucrânia prepara sistema de defesa cibernética

A Ukrenergo, uma empresa estatal de distribuição de energia, vai investir 20 milhões de dólares num novo sistema de cibersegurança. A empresa tem sido alvo de ataques constantes nos últimos dois anos.

Exército utiliza plataforma de treino de cibersegurança da Indra

A FEE(P) Cyber Range será usada pelo Exército Português durante o Ciberdefesa Nacional Ciber Perseu 2017. O exercício, que terá lugar no próximo mês de Novembro, contará com a participação de especialistas de ciberdefesa das Forças Armadas, empresas de cibersegurança e organismos civis.

Cisco e IBM fazem parceria para combater cibercrime

As duas tecnológicas juntam-se para ajudar as empresas a otimizar a segurança e fazerem frente às crescentes ameaças cibernéticas. O acordo prevê que a Cisco e a IBM trabalhem em conjunto nas diversas áreas de produtos e serviços, bem como na inteligência contra os ciberataques.

Check Point identifica regresso dos Exploit Kits em abril

A Check Point, fabricante mundial especializado em segurança, identificou um aumento continuado no número de ciberataques que utilizam Exploit Kits a nível mundial. A sua variante Rig EK transformou-se na ameaça mais repetida na edição de abril do ranking Global Threat Impact Index, elaborado pela empresa.

Hancitor é um dos cinco malwares com maior impacto mundial

A Check Point reporta que o Hancitor é agora uma das cinco maiores ciberameaças a nível mundial de acordo com o Índice de Impacto de Ameaças global da empresa, o malware subiu 22 posições no índice depois de triplicar o seu impacto global durante o mês de fevereiro.

Kaspersky Lab descobre ataques “invisíveis” a empresas de 40 países

Os especialistas da Kaspersky Lab descobriram uma série de ataques que utilizam código Meterpreter com scripts PowerShell e outras ferramentas e se transformam em código malicioso capaz de se ocultar na memória e, de forma invisível, compilar as passwords dos administradores dos sistemas. Estas ameaças “invisíveis” permitem que os cibercriminosos tenham acesso e controlem os dispositivos das vítimas.

Ataques com malware oculto estão a ocorrer “em grande escala”

No final de 2016, especialistas da Kaspersky Lab foram contatados por bancos na Comissão Especial de Inquérito (CEI), que encontraram o software de testes de penetração Meterpreter, atualmente muito usado com fins mal-intencionados, na memória dos servidores quando não deveria estar lá.

Dia da Internet Segura: aprenda a detectar notícias falsas

O mundo inteiro celebra hoje o Dia Internacional da Internet Segura, e por conta disso a Kaspersky Lab preparou quatro dicas para que os utilizadores aprendam a distinguir notícias falsas das verdadeiras. É que muitas “fake news” são usadas como isco para ciberataques, colocando utilizadores em perigo.

McAfee Labs divulga previsões de ameaças para 2017

A Intel Security lançou ontem o seu Relatório de previsões de ameaças para 2017 do McAfee Labs, que identifica 14 tendências que merecem atenção em 2017. Destaca ainda os acontecimentos mais importantes a serem acompanhados na área de segurança da nuvem e da Internet das Coisas (IoT) e os seis desafios mais difíceis enfrentados pelo setor de segurança.

Cyber Monday: dicas para compras seguras, segundo a IBM

Hoje é a Cyber Monday, o maior dia de compras online do ano, com 36% de todos os utilizadores de e-commerce a planearem aproveitar a descida de preços. Também os cibercriminosos estão de olho na euforia dos cibernautas e é por isso que os investigadores da IBM X-Force emitiram uma série de recomendações de segurança.

Sexta-feira negra para os grandes da Internet

Esta sexta-feira não está a ser fácil para plataformas como o Twitter, Netflix, PayPal, Reddit, Spotify, CNN, New York Times ou mesmo o Guardian. Desde manhã que se registaram diversas interrupções dos serviços após a empresa de infraestrutura para internet Dyn ter sido atingida por um cyberataque que interrompeu o tráfego, principalmente na costa leste dos Estados Unidos.

Cyberwar