Schneider Electric e Universidade de Birmingham Dubai constroem Data Center “verde”

CloudData Center

O Data Center vai apoiar alunos e professores com tecnologia baseada na Cloud que otimiza a utilização de energia e promove a cibersegurança.

A Schneider Electric anunciou a construção de um Data Center no novo campus da Universidade de Birmingham Dubai.

Os estudantes e o corpo docente vão beneficiar de “um dos mais avançados Data Centers dos Emirados Árabes Unidos – uma instalação de alto desempenho e alta eficiência energética que reflete as ambições de sustentabilidade da Universidade”, segundo se lê em comunicado de imprensa .

O Data Center, que proporcionará “poupanças de energia de até 15% enquanto opera com o máximo desempenho”, está a ser construído com base em tecnologias da Schneider Electric, sendo implementado pela empresa integradora de sistemas CDW.

Conectado ao campus da Universidade de Birmingham no Reino Unido, o Data Center permitirá “trocas rápidas de dados entre os dois locais”.

As novas instalações da Universidade de Birmingham Dubai foram projetadas como um “Smart Campus”, com tecnologias que permitem o ensino e aprendizagem “inovadores e multidisciplinares”.

Os estudantes e o corpo académico vão dispor de WiFi6, a próxima geração da conectividade sem fios, que apoiará a aprendizagem em todo o campus e entre os EAU e o Reino Unido.

A tecnologia facultada pela Schneider Electric abrange hardware e software e inclui unidades de distribuição de energia Easy Metered Rack (Rack PDU) para uma monitorização remota e em tempo real da utilização de energia, e para a gestão de energia em cargas conectadas.

Os dispositivos de fonte de alimentação ininterrupta garantem o abastecimento de energia de reserva em caso de falhas de eletricidade repentinas, e os encaixes Easy Rack simplificam o design e a manutenção do Data Center.

Para além disso, o software EcoStruxure IT da Schneider Electric oferece um conjunto de recursos para melhorar as operações do Data Center – cuja equipa será capaz de monitorizar, gerir e otimizar a utilização de energia em servidores, equipamentos de refrigeração e equipamentos elétricos, tanto no local como remotamente.

A cibersegurança integrada reduzirá o risco de ocorrência de falhas de segurança, fazendo avaliações da vulnerabilidade de todos os dispositivos no Data Center.

Read also :