Schneider Electric e Claroty colaboram para enfrentar os desafios de cibersegurança

Segurança

A Schneider Electric e a Claroty, empresa inovadora na proteção da Tecnologia das Operações (TO), formaram uma parceria para enfrentar os desafios de segurança e cibersegurança no setor industrial.

 Segundo este acordo, a Claroty vai comercializar a sua solução de monitorização e deteção de problemas de ambientes OT/ICS em tempo real para os clientes da Schneider Electric, através do programa de parceiros de automação (Collaborative Automation Partner Program – CAPP) do Grupo.

A plataforma da Claroty protege de forma proativa os sistemas de controlo industrial e monitoriza constantemente as redes industriais em busca de ciberameaças. Com acesso remoto seguro, os proprietários dos ativos podem implementar protocolos para controlar o acesso remoto de colaboradores e terceiros a sistemas críticos e registar as sessões.

O sistema de deteção contínua de ameaças proporciona um relatório detalhado dos ativos da rede industrial, identifica configurações erradas, monitoriza o tráfego entre ativos e encontra anomalias na segurança que podem indicar a presença de uma ameaça. Os alertas contextualizados proporcionam informação de grande utilidade aos funcionários da unidade industrial e aos seguranças, permitindo-lhes investigar e oferecer uma resposta e recuperação mais eficientes.

Esta colaboração representa um significativo valor acrescentado para as soluções de cibersegurança end-to-end da Schneider Electric, ao proteger os seus produtos conectados e o Edge Control dentro da arquitetura EcoStruxure da empresa. O EcoStruxure é a plataforma e arquitetura aberta e inoperável da Schneider Electric habilitada para a IoT. Proporcionando inovação a todos os níveis através de produtos conectados, Edge Control e aplicações, análises e serviços, a arquitetura EcoStruxure permite o design e o funcionamento escalável de sistemas conectados com a melhor cibersegurança integrada.

“Na Schneider Electric percebemos que temos de ajudar os nossos clientes a melhorar os seus programas de cibersegurança”, afirmou David Doggett, senior director cybersecurity, industry division, Schneider Electric. “Uma das formas de enfrentar este desafio é através da colaboração com a Claroty, que permite oferecer monitorização e deteção de anomalias em tempo real.”

A Schneider Electric e a Claroty levaram a cabo estudos rigorosos para encontrar uma solução interoperável. A Claroty é um parceiro chave no contexto do Collaborative Automation Partner Program. Este programa da Schneider Electric permite oferecer soluções de negócio muito completas, ao integrar as tecnologias mais inovadoras desenvolvidas pelos seus parceiros.

“As técnicas de deteção passiva de invasões à rede são fundamentais em aplicações onde a inspeção dos sistemas é fundamental,” explicou Doggett. “A plataforma da Claroty reforça os sistemas contra ciberataques já conhecidos que conseguiram ultrapassar as proteções existentes. Para além disso, esta tecnologia pode ainda avisar os operadores da rede sobre novos ataques ou invasões, utilizando ferramentas já existentes.”

Uma característica fundamental da plataforma da Claroty é a sua capacidade de explorar os níveis mais profundos dos protocolos das redes industriais sem afetar o sistema de forma negativa. Isto permite aos utilizadores finais identificar com segurança as anomalias, ao mesmo tempo que protegem redes industriais complexas e sensíveis. Os softwares tradicionais de segurança TI utilizam geralmente consultas ativas ou requerem uma “marca” na rede, que pode interromper as operações. A plataforma Claroty utiliza um enfoque de monitorização passiva para controlar o tráfego de forma mais segura, sem risco de interrupção.

“A nossa missão é trazer mudanças rápidas e muito esperadas para a cibersegurança das redes de controlo industrial”, afirmou Amir Zilberstein, CEO da Claroty. “Estamos cientes de que este desafio se ultrapassa mais facilmente em conjunto com fornecedores de segurança como a Claroty, que trabalha lado a lado com os fabricantes líderes. Formar uma parceria com a Schneider Electric e proporcionar as nossas soluções através da sua arquitetura EcoStruxure vai ajudar as empresas do setor industrial a alcançar mais resultados e de forma mais imediata”.