REN apresentará o seu novo data center no DCD>Portugal

Negócios

Profissionais de infraestrutura tecnológica poderão conhecer os detalhes do planeamento e da execução do novo centro de dados da empresa gestora da rede elétrica, no próximo dia 11 de abril.

DCD>Portugal traz com exclusividade o case de sucesso do novo data center em Riba de Ave da REN, empresa que tem a concessão das redes de transporte energético em Portugal. “Da ideia até ao resultado final” é o título da apresentação de Rui Franco, Diretor da Rentelecom, que mostrará as etapas deste projeto, no dia 11 de abril, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa.

Localizado na região norte de Portugal, o novo centro de alojamento de dados da REN se une aos três espaços em funcionamento que a empresa já possui em Lisboa, Sacavém e Ermesinde. O principal objetivo do projeto é ampliar a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS), assim como dos demais sistemas de informação críticos da empresa.

Foram investidos 10 milhões de euros, sendo que a instalação ocupa una área de cerca de 5000 m² e possui 1200m² de área técnica útil para servidores, discos para armazenamento de dados e equipamento de rede para interligar todos os equipamentos. Além do data center da própria REN, a nova infraestrututa também alojará informações da EDP e NOS, ambas clientes da Rentelecom. Vale ressaltar que cada uma das empresas terá um espaço separado e isolado.

O novo data center da REN já nasce com a certificação Tier III de construção do Uptime Institute, sendo o segundo CPD em Portugal que possui este selo. O projeto foi tão bem executado que, apesar da complexidade das vistorias, a certificação foi obtida antes do esperado, em apenas dois dias. O data center passou pelas mais rigorosas provas de comissionamento e ensaios destinadas a comprovar o seu nível de resiliência a falhas.

DCD>Portugal apresentará as novidades do mercado de data center

A 2ª edição do DCD>Portugal, congresso referência para os profissionais de data center e infraestrutura cloud, será realizado no dia 11 de abril, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa. Grandes líderes do ecossistema tecnológico nacional e internacional já confirmaram presença no evento, como Philip Collerton, Managing Director EMEA do Uptime Institute; Jorge Reto, Head of Google Cloud em Portugal; e Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal; entre outros palestrantes.

O evento reunirá 150 profissionais das principais empresas e organizações públicas portuguesas para discutir o presente e o futuro do mercado de infraestrutura tecnológica. As inscrições para participar do DCD>Portugal já estão abertas e são gratuitas para end users de data center e cloud.

Mais informação veja aqui o site da organização.