Programa AINanoTEC promove a criação de start-ups tecnológicas

NegóciosStartup

Programa visa identificar ideias e projetos nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia e Tecnologias de Informação e Comunicação.

As candidaturas para o Concurso de Ideias e Tecnologias do Programa de empreendedorismo tecnológico AINanoTEC estão a decorrer até dia 3 de setembro próximo.

Este programa de empreendedorismo na área da Inteligência Artificial (IA), Nanotecnologia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é promovido em estreita colaboração pela Fraunhofer Portugal, o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e a INOVA-RIA.

Dirigido a investigadores e empreendedores que pretendam levar ao mercado as suas ideias e tecnologias, o programa tem como objetivo apoiar a criação de mais de 15 novas start-ups disruptivas em Portugal.

Este concurso destina-se a todos os que procuram explorar as suas ideias ou resultados de I&D nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia ou TIC, com o objetivo de criar uma empresa e empregos altamente qualificados.

As propostas selecionadas vão integrar o Programa e usufruir gratuitamente de diversas atividades.

Para além de identificar e selecionar ideias, tecnologias e pré start-ups nas áreas de IA, Nanotecnologia e TIC, o programa AINanoTEC tem como objetivos o apoio à criação start-ups, a integração dos participantes numa rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar ideias e responder à necessidades das pré start-ups e a criação de equipas multidisciplinares que contribuam para um ambiente de cocriação e partilha de experiências.

Atualmente, o mercado global de IA é estimado em 7.6 mil milhões de dólares.

Na segunda fase do programa, com arranque em setembro de 2021, os participantes terão acesso a Bootcamps para desenvolvimento e aceleração de ideias, através de atividades temáticas de Coworking, Matching, Pitching e Mentoring com uma rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders.

Após o período de realização dos Bootcamps, tem início a fase de Aceleração que decorre até abril de 2022, seguindo-se a fase de scale-up com pilotos e demonstrações até março de 2023.