Prémio K.Tech está de volta e procura empreendedorismo tecnológico

Inovação

Estão abertas as inscrições para o Prémio K.Tech, a vertente tecnológica do concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal desenvolvido em parceria com a consultora KCS iT pelo quarto ano consecutivo.

A iniciativa integra o Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial e premeia ideias e projetos que passam por vários setores e áreas económicas e sociais. O Prémio K.Tech recebeu, na sua última edição cerca de 1.700 candidaturas.

As inscrições podem ser submetidas online, de forma gratuita, até ao dia 1 de março de 2020 através do site acreditaportugal.pt.

Este concurso pretende apoiar qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da sua idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projetos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação. Os melhores projetos têm contacto direto com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração. 

Os vencedores do prémio contarão com o apoio da KCS iT para a sua entrada no mercado, através da atribuição de uma bolsa de horas para implementação das melhores práticas ao nível de PMI.

Tiago Farinha, diretor-geral da KCS iT, destaca a relevância desta parceria com a constatação que “a qualidade dos projetos recebidos nas últimas edições do Prémio K.Tech apontam para uma extraordinária motivação dos empreendedores nacionais e da qualidade das suas propostas de valor para o mercado. Por esse motivo, continua a fazer-nos todo o sentido estarmos associados a esta iniciativa e apoiar estes projetos no seu desenvolvimento e amadurecimento, para que se possam tornar em soluções viáveis de negócio. A transformação da realidade nas empresas e na sociedade, associada à tecnologia e às suas oportunidades, exige que consigamos capacitar bons exemplos e potenciar o sucesso de projetos promissores neste contexto.”

Fernando Fraga, diretor de inovação da Acredita Portugal, explica que “que montámos em parceria com a KCS iT um prémio dedicado à tecnologia aplicada a setores industriais tradicionais portugueses, a indústrias que já existam mas que precisem de ser atualizadas, possibilitando a criação de negócios de maior escala, mais sustentáveis e que preservem o conhecimento. A tecnologia não é o objetivo mas é o caminho para lá chegar. A mais-valia da tecnologia e aquilo que fazemos com a KCS iT é levar a tecnologia onde ela ainda não está presente e conseguir desenvolver novas soluções para setores tradicionais da indústria e elevá-los a um novo patamar de crescimento.”

Num percurso de seleção que começa pela análise do mercado e do modelo de negócio, os candidatos passam por etapas sucessivas de desenvolvimento, do plano de marketing e plano financeiro à apresentação do projeto em formato de pitch.

Todos os participantes do concurso são premiados, graças à rede de parceiros da Acredita Portugal que investem nos empreendedores portugueses. Entre todos os prémios dados (participantes, semifinalistas, finalistas e vencedores), contam-se mais de 500 mil euros em prémios em serviços, com o objetivo de apoiar as necessidades no momento de go to market.