NOS acelera transformação digital da Madeira com novo data center

CloudData Center

A NOS Madeira inaugura o seu Data Center integralmente renovado, no Funchal. A infraestrutura foi dotada da mais avançada tecnologia, permitindo fortalecer o suporte ao negócio da operadora, nomeadamente nas áreas de Cloud e serviços associados na Região Autónoma da Madeira. O mais recente Data Center da NOS Madeira substitui uma infraestrutura com quase três

A NOS Madeira inaugura o seu Data Center integralmente renovado, no Funchal.

A infraestrutura foi dotada da mais avançada tecnologia, permitindo fortalecer o suporte ao negócio da operadora, nomeadamente nas áreas de Cloud e serviços associados na Região Autónoma da Madeira.

O mais recente Data Center da NOS Madeira substitui uma infraestrutura com quase três décadas e insere-se no investimento da empresa para aumentar a capacidade e a fiabilidade dos serviços prestados aos clientes da NOS Madeira.

Permite ainda reforçar a entrega de novas soluções ao mercado empresarial e particular, e responder às necessidades da sociedade digital, presentes e futuras.

O novo Data Center utiliza soluções altamente seguras e mais sustentáveis, com duplicação de sistemas de rede e otimização dos sistemas de energia e refrigeração.

Representando um investimento de 500.000 euros, a requalificação da nova infraestrutura envolveu uma equipa de 50 profissionais, num trabalho efetuado ao longo de 6 meses.

Ao longo deste período foram migrados quase 950 equipamentos.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, as empresas e os clientes particulares na Madeira têm ao dispor um dos mais modernos e eficientes Data Center em Portugal, integralmente preparado para os desafios do futuro, como é o caso do 5G”.

Distribuído ao longo de seis salas, o Data Center é suportado em duas infraestruturas independentes de energia para uma resiliência acrescida, complementada por 1 gerador de emergência e 2 sistemas independentes de ups e 2 sistemas independentes de DC.

A climatização é assegurada por infraestrutura central com corredores frios e sistemas In-Row redundantes.

A nova infraestrutura integra 31 Km de fibra ótica entre bastidores técnicos, assim como 12 Km de cabo Ethernet. No âmbito da construção do novo Data Center foram passados 7.000 metros de cabo coaxial, 2.500 metros de cabo elétrico e usados 350 metros de esteiras.

Read also :