NOS 5G investe na portuguesa Knok

5GMobilidade

A tecnológica portuguesa aproxima pacientes a médicos através de vídeo consultas e assegurou uma ronda de investimento no valor de 4,4 milhões de euros.

O Fundo NOS 5G, criado pela NOS e gerido pela Armilar Venture Partners, realizou um investimento na Knok, uma startup portuguesa que desenvolve soluções integradas de telemedicina e que poderá beneficiar fortemente da tecnologia 5G.

A ronda de investimento de 4,4 milhões de euros foi coliderada pelo Fundo NOS 5G e pela Triple Point, tendo contado ainda com a participação do Fundo de Inovação Social e do fundo de impacto social e ambiental MSM (Mustard Seed MAZE).

Com capital inicial de 10 milhões de euros e um período de investimento estimado de 5 anos, o Fundo NOS 5G “é o primeiro em Portugal orientado para a nova tecnologia móvel”, segundo se lê em comunicado.

O fundo tem como objetivo investir em soluções tecnológicas “inovadoras, abrangendo desde a infraestrutura de rede até aos produtos ou serviços para clientes, privilegiando projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento”.

A Knok é a segunda startup portuguesa a ser investida pelo Fundo NOS 5G e oferece uma solução tecnológica holística com base em dados de mais de 160 mil consultas realizadas em 12 países, através de uma rede de mais de 3000 médicos em nove especialidades.

A solução visa facilitar tanto o acesso, como a prestação de cuidados de saúde remotos, “através de uma plataforma inovadora”.

A plataforma da Knok integra vídeo consultas, ferramentas de apoio à triagem e monitorização remota de pacientes via inteligência artificial num único sistema.

Através desta solução, o paciente pode identificar os sintomas, partilhar informação clínica com o médico e realizar vídeo consultas, de forma integrada

O 5G trará maior flexibilidade ao corpo clínico, que conseguirá prestar estes serviços através de uma rede móvel fiável e segura e, alargar a rede colaborativa entre profissionais, promovendo a partilha de documentação e registos médicos, bem como a junção de vários especialistas na mesma consulta, tudo à distância.

Jorge Graça, CTO da NOS, salienta que “investir na Knok é um importante marco para o Fundo NOS 5G, o único em Portugal constituído para apoiar startups tecnológicas a retirar o máximo partido das potencialidades do 5G”.

Já José Bastos, CEO e Co-founder da Knok refere que a empresa entra numa nova fase de desenvolvimento após o fecho desta ronda de investimento”.

 

Read also :