“Ninja Challenge” procura melhor hacker do país

Segurança

A segunda edição do Ninja Challenge quer encontrar os melhores ​hackers de ​JavaScript de sempre, numa prova ​online com quatro desafios.

A segunda edição do Ninja Challenge, organizada pela Jscrambler, quer encontrar os melhores ​hackers de ​JavaScript de sempre, numa prova ​online com quatro desafios, que decorre de 12 a 20 de maio.

O objetivo parece simples: resolver quatro provas em JavaScript num tempo pré-definido. Mas de simples este concurso não tem nada. A Jscrambler desafia programadores e profissionais de segurança de Portugal a contornar obstáculos, resolver enigmas e proteger informação. Em troca, o Ninja Challenge dará prémios monetários ao primeiro, segundo e terceiro lugares, no valor de três mil, dois mil e mil euros, respetivamente, bem como outras ofertas para alguns dos outros participantes​.

Para esta edição do Ninja Challenge, a Jscrambler criou quatro desafios diferentes, lançados em datas distintas. Durante nove dias, os “ninjas” de JavaScript podem contar com provas online com níveis de crescente dificuldade. Quebrar barreiras de proteção no código ou tentar proteger informação estão entre os objetivos da competição. Os exercícios são desenhados para serem resolvidos no tempo definido. Os hackers que somarem mais pontos serão os vencedores deste Ninja Challenge.

A competição, que conta com a Claranet como um dos patrocinadores, destina-se maioritariamente a jovens programadores, profissionais na área da cibersegurança, recém-licenciados, estudantes de informática ou áreas relacionadas. Os interessados devem inscrever-se até ao dia 12 de maio, altura em que são lançados os dois primeiros desafios. Os dois últimos desafios são disponibilizados no dia 19 e todos os participantes têm até dia 20 para resolver as várias etapas. Vencedores e ranking final serão conhecidos no dia 24.

“Este concurso não se destina apenas a quem que tem conhecimentos avançados em JavaScript. Desde que tenham conhecimentos de programação poderão ter sucesso. Além de que o principal objetivo é que os participantes se divirtam e aprendam com os desafios.”, realça Pedro Fortuna, CTO da Jscrambler.