Operadores

Quatro milhões de euros para aumentar 10 vezes a velocidade das comunicações sem fios

Três anos depois, com a colaboração de 11 parceiros internacionais e de 4 milhões de euros financiados pela Comissão Europeia, foram demonstradas pela primeira vez a nível mundial velocidades de transmissão que atingiram uma velocidade de 10 gigabits por segundo (quando o normal é 1gigabit por segundo). Tudo graças a uns dispositivos chamados RTDs (em português “díodos de túnel ressonantes” e em inglês “resonant tunneling diode”), que consistem em novas tecnologias transmissoras sem fios, com a aparência de pequenos chips, com baixo custo e energeticamente eficientes, que permitem transmissão de dados ultrarrápida integrada com rede de fibra ótica.

Gartner elege Vodafone como líder mundial em M2M pelo quarto ano consecutivo

O operador foi reconhecido, pela quarta vez seguida, como líder do Gartner’s Magic Quadrant em Gestão de Serviços Machine-to-Machine. A Vodafone distinguiu-se pela sua “capacidade de execução” e “abrangência de visão” fazendo da empresa, a melhor posicionada para responder aos desafios da Internet of Things (IoT).

NOS e Vodafone fazem parceria para partilha de fibra

As duas operadoras celebraram hoje um acordo de desenvolvimento e partilha de infraestrutura de abrangência nacional. A parceria terá início a partir do início de 2018 e vai abarcar cerca 2,6 milhões de casas e empresas.

Internet mais importante do que TV para os consumidores portugueses

A plataforma ComparaJá.pt disponibiliza uma ferramenta comparação de pacotes de telecomunicações e revela as preferências dos portugueses registadas em mais de 12.500 simulações. Um dos destaques é que mais de metade dos subscritores de pacotes de telecomunicações considerar o telefone fixo um serviço irrelevante (63% nos 3P e 49% no 4P).

4G da Vodafone potencia negócios de turismo

A startup Electric Rent & Advertising acaba de lançar, em Lisboa, um novo conceito de passeios turísticos: live tours em carros elétricos potenciados pela rede 4G da Vodafone, que permitem fazer live streaming para as redes sociais sem que o utilizador tenha de usar o telemóvel para gravar vídeos, tirar fotografias ou, mesmo, fazer um post.

Nokia com soluções para 5G prontas

A Nokia anunciou que vai dedicar mais do seu tempo nas soluções destinadas ao uso do 5G, numa respostas direta ao interesse manifestado para o esta tecnologia pelas operadoras nos EUA, China, Japão e Coréia do Sul. A gigante finlandesa baseia esta operação na sua solução 5G First , um  pacote end-to-end lançado em 2016, destinado a  testes

Saphety ajuda Oi a crescer no serviço de conta digital

A tecnologia da empresa do Grupo Sonae fez crescer a adesão ao serviço conta digital da operadora de telecomunicações brasileira Oi. Só no primeiro mês, foram contabilizadas cerca de três mil adesões por parte de grandes empresas.

PT vai pagar anuidade por integrar o grupo Altice

A Portugal Telecom (PT) vai ter de pagar uma comissão à Altice, por fazer parte do grupo francês. O pagamento é anual e corresponde a um valor entre 2% a 3% das receitas da empresa de telecomunicações.

Plataforma online permite comparar pacotes de telecomunicações do mercado

A partir de hoje, os consumidores portugueses vão poder comparar gratuitamente todos os pacotes de telecomunicações existentes no mercado através de uma ferramenta desenvolvida pela plataforma ComparaJá.pt. Para além da comparação dos vários produtos de TV, Internet, Telefone, Banda Larga Móvel e Telemóvel, os utilizadores vão poder aderir online aos serviços pretendidos logo no momento, tornando o processo de subscrição rápido e simples.

NOS regista aumento de 2,9% nas receitas do primeiro trimestre de 2017

A NOS apresenta, no primeiro trimestre, crescimentos em todos os segmentos de negócio quer em receita quer em clientes, quando comparado com o período homólogo de 2016.  A empresa registou 381 milhões de euros em receitas, um aumento de 2,9% quando comparado com o ano anterior.

Coreia vai investir em inteligência artificial

O CEO da SK Telecom, Park Jung-ho, disse em Barcelona num evento a margem do Mobile World Congress, que existe a necessidade de aumentar significativamente o investimento em inteligência artificial (IA), uma vez que Korea do Sul está ainda muito atrás das principais economias em tecnologias emergentes, no que diz respeito a este área estratégica e importante para as telco.

Nowo com inovador modelo de compra self-service

Foram 20 o número de lojas da Nowo que sofreram reformulações. Os novos espaços têm como foco central uma zona de “self-service” que permite aos consumidores comporem o seu Nowo à medida das suas necessidades.

Operadores