Redes

Minsait reforça implementação de serviços wokplace

A empresa cobre toda a cadeia de valor deste serviço: diagnóstico da maturidade tecnológica, fornecimento e implementação de infraestruturas e dispositivos, apoio a todas as linhas de negócio, gestão de risco e medição de resultados.

QNAP Lança router QHora-301W

Trata-se de um router SD-WAN de próxima geração com duas portas 10GbE, Wi-Fi 6 e processador Qualcomm IPQ8072A.

Quatro milhões de euros para aumentar 10 vezes a velocidade das comunicações sem fios

Três anos depois, com a colaboração de 11 parceiros internacionais e de 4 milhões de euros financiados pela Comissão Europeia, foram demonstradas pela primeira vez a nível mundial velocidades de transmissão que atingiram uma velocidade de 10 gigabits por segundo (quando o normal é 1gigabit por segundo). Tudo graças a uns dispositivos chamados RTDs (em português “díodos de túnel ressonantes” e em inglês “resonant tunneling diode”), que consistem em novas tecnologias transmissoras sem fios, com a aparência de pequenos chips, com baixo custo e energeticamente eficientes, que permitem transmissão de dados ultrarrápida integrada com rede de fibra ótica.

Software da Keep Solutions gere acervo de Siza Vieira

Alguns dos mais importantes projetos do arquiteto Álvaro Siza Vieira estão agora disponíveis online para o público graças a um software desenvolvido pela Keep Solutions, spin-off da Universidade do Minho.

BSCC e NEC anunciam conclusão de um novo cabo submarino

As duas empresas anunciaram a conclusão da construção de um novo cabo submarino para ligação à República de Palau, o qual já se encontra pronto para utilização comercial e se interliga com o já existente cabo submarino SEA-US. O novo cabo submarino vai ligar a República de Palau com Guam, fazendo posteriormente conexão à Ásia, à América do Norte e ao resto do mundo.

NEC lança servidor de rede compatível com LoRaWAN

A empresa anunciou a comercialização global de um novo servidor de rede conforme com LoRaWAN (Long Range WAN), uma nova tecnologia de comunicação sem fios, e também com LPWA (Low Power Wide Area), que permite criar redes WAN com baixo consumo de energia.

GTI distribui soluções TRENDnet

O distribuidor especializado em TI chegou a um acordo com a TRENDnet e vai incorporar no seu portfólio as linhas de Wireless, Switches e Vídeo Vigilância da fabricante de soluções de rede para pequenas e médias empresas e utilizadores domésticos.

NEC desenvolve sistema de antena ativa de estação base para 5G

A empresa anunciou o desenvolvimento de um sistema de antena ativa de estação base com elementos massivos, através do qual uma Unidade Central (UC) pode controlar várias Unidades Distribuídas (UD) usando uma configuração de Rede de Acesso de Rádio Centralizada (C-RAN), adequada para utilizar com as normas de comunicação sem fios 5G de próxima geração.

Opinião: A importância das redes inteligentes para as PME

Desde o final do século passado, depois de vivermos uma relativa estabilidade em torno das tecnologias de rede, vivemos agora um período de mudança disruptiva. Muitos concordamos que estamos a iniciar a 4ª revolução industrial, com grandes implicações a nível económico, social e político a breve prazo.

Critical Software leva rede dedicada a IoT a Coimbra

A iniciativa “The Things Network”, uma rede livre e de código aberto exclusivamente dedicada à Internet das Coisas(IoT), chega a Coimbra com vista a transformar a cidade numa open smart city. O projeto da Critical Software representa uma nova era de interconectividade para pessoas e empresas.

Gartner elege Vodafone como líder mundial em M2M pelo quarto ano consecutivo

O operador foi reconhecido, pela quarta vez seguida, como líder do Gartner’s Magic Quadrant em Gestão de Serviços Machine-to-Machine. A Vodafone distinguiu-se pela sua “capacidade de execução” e “abrangência de visão” fazendo da empresa, a melhor posicionada para responder aos desafios da Internet of Things (IoT).

Comissão Europeia vai aceitar candidaturas para WiFi4EU ainda este ano

Foi assinado esta semana em Estrasburgo o acordo institucional que vai permitir à Comissão europeia lançar o processo de aceitação de candidaturas para a implementação da iniciativa Wifi4EU, que prevê a instalação de wi-fi em espaços de acesso público, dentro da União Europeia.

NOS democratiza Wi-Fi Profissional

O Wi-Fi Pro da NOS Empresas é uma solução, até agora só disponível para empresas de grande dimensão, que assegura a ligação à internet segura e profissional.  O serviço garante conectividade entre a organização, os seus colaboradores e clientes.

Redes