NEC inicia negócio de descoberta de medicamentos com base em IA

Inovação

Primeira empresa Japonesa a iniciar ensaios clínicos para desenvolvimento de vacinas neoantigénio individualizadas.

NEC Corporation anunciou que irá expandir a aplicação das suas tecnologias avançadas de inteligência artificial, “NEC the WISE”, para o desenvolvimento de medicamentos contra o cancro, com foco na imunoterapia avançada, como parte da sua estratégia para o mercado dos cuidados de saúde.

Numa primeira fase, os ensaios clínicos para vacinas individualizadas de neoantigénio serão iniciados com a Transgene SA (Transgene), fazendo da NEC a primeira empresa no Japão a avançar com este tipo de testes.

As empresas terão como alvo dos seus ensaios os casos de cancro do cérebro, pescoço e ovários, com os ensaios clínicos a serem realizados nos Estados Unidos e na Europa. Em abril, um requerimento para o programa de Investigação de Novos Medicamentos (IND) da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos recebeu autorização para prosseguir com um ensaio clínico de Fase 1. Requerimentos semelhantes no Reino Unido e França estão sob análise. O medicamento experimental está a ser desenvolvido pela NEC e pela Transgene.

Nos últimos anos, a introdução da análise genómica conduziu a um acentuado crescimento de dados genómicos, o que requereu a utilização de Inteligência Artificial (IA) para serem processados de forma eficiente e precisa. A NEC tem como objetivo atingir, até 2025, 300 mil milhões de ienes de valorização para este negócio de descoberta de medicamentos com base na IA, através do desenvolvimento de imunoterapias mais eficazes e seguras.