Natixis assina Carta Portuguesa para a Diversidade

Empresas

A empresa irá ainda integrar o projeto “Engenheiras por um dia”, que visa combater os estereótipos de género nas opções escolares, formativas e profissionais.

A Natixis assinou a Carta Portuguesa para a Diversidade, um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar as empresas a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade, em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia e com as prioridades da Estratégia Europa 2020. Com esta iniciativa, a Natixis reforça a sua missão de promover a diversidade e inclusão.

Nathalie Risacher, senior country manager da Natixis em Portugal, destaca que “com a assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade, a Natixis dá mais um passo no caminho da construção de um local de trabalho mais rico e de uma sociedade mais justa. Acreditamos que um ambiente de trabalho diverso e onde prolifera o respeito pelas diferenças do próximo é fulcral para o bom desempenho de uma empresa. Por isso, continuaremos a defender, a promover e a querer fazer parte deste tipo de iniciativas.”

A empresa tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas para promover a igualdade de género no local de trabalho, nomeadamente, no âmbito do recrutamento, e através do apoio da rede internacional de mulheres que trabalham na Natixis – a Women in Natixis Network (WINN). No passado mês de março, a Natixis assinou os Princípios do Empoderamento Feminino da Organização das Nações Unidas. Já em janeiro, em Portugal, a empresa lançou o programa Champion for Change, que visa promover a diversidade e a inclusão no sector da Tecnologia em Portugal, através de iniciativas ligadas à Educação e Informação. No seu Centro de Excelência em IT, no Porto, a Natixis tem atualmente cerca de 550 colaboradores de oito nacionalidades e pretende, até ao final deste ano, ter um total de 700 colaboradores.

Com a assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade, a Natixis compromete-se a assumir, ao nível da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos da empresa, a criação de condições para a compreensão, o respeito e a promoção da diversidade por todas as pessoas, bem como a desenvolver uma cultura organizacional baseada no respeito mútuo e a promover iniciativas nesse sentido.

O Projeto Engenheiras Por Um Dia, iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, visa combater o afastamento das raparigas e mulheres das áreas de Engenharia e Tecnologias, junto de alunas e alunos do 3.º ciclo e secundário desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos. Pretende-se promover a reflexão sobre as opções profissionais, mostrando as oportunidades de carreira existentes.

No âmbito deste projeto, a Natixis irá integrar a cerimónia de encerramento do ano letivo 2018/2019 no qual estarão presentes empresas como a IBM, Altran, Happy Code, Universidades – Minho, Porto, Nova, Atlântica e Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.

Na zona norte, esta atividade terá lugar hoje, em Guimarães e contará com a presença de cerca de 414 alunos e alunas e contará ainda com a participação da Universidade do Minho e do Porto.