4G

4G da Vodafone potencia negócios de turismo

A startup Electric Rent & Advertising acaba de lançar, em Lisboa, um novo conceito de passeios turísticos: live tours em carros elétricos potenciados pela rede 4G da Vodafone, que permitem fazer live streaming para as redes sociais sem que o utilizador tenha de usar o telemóvel para gravar vídeos, tirar fotografias ou, mesmo, fazer um post.

Atos lança tem nova solução de comunicação 4G

Hoox for mission é a solução 4G que pretende garantir níveis de segurança, confidencialidade e resiliência que respondem às elevadas exigências operacionais das missões de intervenção das forças armadas e das forças de segurança (polícia, exército, etc), ao mesmo tempo que mantém a usabilidade dos clássicos smartphones.

Huawei processa Samsung por infração de patentes

A guerra de patentes entre fabricantes de smartphones está de volta. Desta vez, com uma protagonista diferente: a Huawei entrou com o seu primeiro processo por infração de patentes móveis contra a Samsung.

Huawei apresenta solução 4.5G para IP Móvel

A Huawei, empresa global de soluções de TI e Comunicação, anuncia solução 4.5G, voltada para melhores experiências de transmissões por IP Móvel, com novos padrões para construção de redes.

Anacom avisa que roaming na Europa não acabou, mudou

A Anacom – Autoridade para as Comunicações lança amanhã uma campanha de informação sobre roaming para os consumidores portugueses que pretendem viajar pela Europa. Os preços do roaming na UE mudam a 30 de abril, mas muitos estão convencidos de que este encargo irá acabar já.

Constructel desenvolve projetos de rede móvel para a Huawei

A Constructel, empresa do grupo Visabeira, finalizou nas ilhas Faroé, Dinamarca, um projeto de rede móvel para o operador local Føroya Tele. Contratada pela Huawei, a Constructel levou a cabo os serviços de modernização das redes 2G/3G/4G com o objetivo de melhorar significativamente as comunicações de voz e dados na rede existente por todo o país.

Huawei tem maior crescimento de receita em 7 anos

A conquista foi impulsionada pela adoção da tecnologia móvel de quarta geração (4G) na China e fortes vendas de smartphones ao redor do mundo. A chinesa Huawei Technologies saboreia o seu maior crescimento de receita anual desde 2008.

Saudi Telecom escolhe a Juniper Networks para implementar backbone

A Juniper Networks anunciou que a Saudi Telecom Company (STC), a maior empresa de telecomunicações em capitalização de mercado, receita total e número de empregados do mundo Árabe, é a primeira da região que implementou os routers PTX5000 de transporte por pacotes da empresa para expandir o seu backbone Internet que suporta os tráfegos da telefonia fixa e móvel.

75% dos consumidores de telecomunicações usam três ou mais serviços

Nos últimos quatros anos, o aumento da utilização de vários serviços de telecomunicações pelos consumidores foi exponencial: a percentagem de portugueses que utilizam três ou mais serviços passou de 59% em 2011 para 75% em 2015. São dados da Anacom no Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores.

NTT Docomo e MediaTek firmam parceria em tecnologia 5G

A NTT Docomo, maior operadora de telefonia do Japão e a MediaTek, fornecedora de processadores para telemóveis, tornam-se parceiras para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia 5G. As empresas irão colaborar com o desenvolvimento de uma nova interface aérea 5G e de chipsets necessários para dispositivos 5G, aumentando a eficiência do espectro e ampliando a capacidade dos dados.

MWC | GSMA identifica as barreiras à banda larga móvel na América Latina

A GSMA, organização responsável pelo Mobile World Congress em Barcelona, divulgou hoje as conclusões de um relatório dedicado à expansão da banda larga móvel na América Latina e no Caribe. Os elevados impostos no Brasil e Argentina e a falta de conteúdos locais relevantes são dois dos pontos abordados.

Ericsson prossegue com parcerias em 5G. Desta vez com Vodafone

O objetivo principal da Ericsson com a série de parcerias para consolidar e avançar em pesquisas de tecnologias 5G é preparar as suas redes para um novo padrão móvel. A nova parceira Vodafone vai contribuir para a definição dos padrões da indústria, estabelecer diretrizes técnicas e preparar roadmaps de produtos.

IoT: Gemalto traz solução que monitoriza objetos inteligentes em tempo real

A Gemalto, empresa de segurança digital, anuncia o LinqUs IoT Quality of Service (QoS), uma solução que permite às operadoras de telemóveis monitorizar em tempo real a QoS de objetos inteligentes. Desta forma, assegura conectividade mais confiável, essencial para qualquer aplicação de Internet das Coisas e M2M. De acordo com a companhia, a nova tecnologia fornece instantaneamente o status e a análise da rede, destacando imediatamente quaisquer problemas e assegurando que uma ampla gama de dados esteja prontamente acessível e disponível.

Ford leva produção de veículos à era dos smartphones

A Ford desenvolveu uma aplicação para smartphone que permite o controlo instantâneo da produção na fábrica, de forma mais rápida e precisa, por meio de um dispositivo portátil usado no pulso. A tecnologia deve ser adotada em outras unidades da Ford no mundo, impulsionada pelo sucesso do projeto piloto realizado na fábrica de Valência, na Espanha. Mais de um século depois de Henry Ford iniciar a linha de montagem, a marca traz a produção de veículos para a era dos smartphones.

Nokia apresenta tecnologia LTE usada em drones

A Nokia divulgou o seu conceito de Gestão de Tráfego (UTM) de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para operações seguras por meio de LTE. A tecnologia foi apresentada no evento UAE Drones for Good Award, realizado em Dubai no início deste mês (fevereiro). De acordo com a empresa, uma rede LTE é base segura para os operadores de rede, governo e autoridades de segurança pública monitorizarem e controlarem os drones.

Aptoide recebe novo financiamento de 3,7 milhões de euros

A Aptoide assegurou uma ronda de financiamento de Série A de 3,7 milhões de euros, liderada pela e.ventures, seguida da Gobi Partners, Golden Gate Ventures e Portugal Ventures. A empresa portuguesa opera uma das maiores lojas de aplicações móveis do mercado, que permite a programadores, fabricantes e empresas de telecomunicações criarem a sua própria loja Android.

4G