A Nokia aceitou o desafio da NASA para construir a primeira rede móvel na Lua.

A Nokia aceitou o desafio da NASA para construir a primeira rede móvel na Lua.
No âmbito do seu plano de investimento no reforço de rede móvel, a NOS finalizou o reforço de cobertura de rede do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a qual foi estendida ao Hospital Pediátrico de Coimbra, que agora passa a dispor de uma renovada capacidade de rede móvel e dados.
Concurso focado no efeito ‘Dupla Abertura de Lente’ dos Samsung Galaxy S9/S9+.
A fabricante que criou o primeiro smartphone com três câmaras – o P20 Pro – foi a empresa que mais patentes registou na Europa.
A NOS terminou o projeto de instalação do serviço 4G na rede do metropolitano do Porto. Os 60 milhões de passageiros têm uma infraestrutura mais robusta.
Em 2019, a Lua irá receber a sua primeira rede de telefone móvel que irá permitir a transmissão em alta definição da paisagem lunar para a Terra.
A startup Electric Rent & Advertising acaba de lançar, em Lisboa, um novo conceito de passeios turísticos: live tours em carros elétricos potenciados pela rede 4G da Vodafone, que permitem fazer live streaming para as redes sociais sem que o utilizador tenha de usar o telemóvel para gravar vídeos, tirar fotografias ou, mesmo, fazer um post.
Hoox for mission é a solução 4G que pretende garantir níveis de segurança, confidencialidade e resiliência que respondem às elevadas exigências operacionais das missões de intervenção das forças armadas e das forças de segurança (polícia, exército, etc), ao mesmo tempo que mantém a usabilidade dos clássicos smartphones.
A Ericsson foi selecionada para fornecer tecnologia de Massive MIMO e Carrier Aggregation para ajudar a Vodafone UK a melhorar a sua rede 4G em Londres e no sul de Inglaterra, assim como tecnologia de 5G Radio para preparar a introdução das redes do futuro.
O mês de dezembro que corresponde para a Vodafone Portugal como o terceiro trimestre do ano fiscal, que só fecha em março, terminou com as receitas totais a avançar 2%, comparando com período homólogo do ano fiscal anterior.
A guerra de patentes entre fabricantes de smartphones está de volta. Desta vez, com uma protagonista diferente: a Huawei entrou com o seu primeiro processo por infração de patentes móveis contra a Samsung.
A Huawei, empresa global de soluções de TI e Comunicação, anuncia solução 4.5G, voltada para melhores experiências de transmissões por IP Móvel, com novos padrões para construção de redes.
O Facebook lançou uma série de novas ferramentas comerciais para ajudar as empresas a rentabilizarem a sua presença na rede social e no Instagram, aumentando as vendas através de dispositivos móveis.
O número de reclamações sobre comunicações eletrónicas desceu 17,3% em 2015, uma redução que foi transversal a todos os serviços. A Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações recebeu pouco mais de 54,7 mil no ano passado.
A Anacom – Autoridade para as Comunicações lança amanhã uma campanha de informação sobre roaming para os consumidores portugueses que pretendem viajar pela Europa. Os preços do roaming na UE mudam a 30 de abril, mas muitos estão convencidos de que este encargo irá acabar já.
A Constructel, empresa do grupo Visabeira, finalizou nas ilhas Faroé, Dinamarca, um projeto de rede móvel para o operador local Føroya Tele. Contratada pela Huawei, a Constructel levou a cabo os serviços de modernização das redes 2G/3G/4G com o objetivo de melhorar significativamente as comunicações de voz e dados na rede existente por todo o país.
A conquista foi impulsionada pela adoção da tecnologia móvel de quarta geração (4G) na China e fortes vendas de smartphones ao redor do mundo. A chinesa Huawei Technologies saboreia o seu maior crescimento de receita anual desde 2008.
Um smartphone com bateria que dura até 38 dias em standby parece ficção, mas é o que o ZenFone Max da Asus garante fazer. O novo smartphone chegou a Portugal esta semana.
A Juniper Networks anunciou que a Saudi Telecom Company (STC), a maior empresa de telecomunicações em capitalização de mercado, receita total e número de empregados do mundo Árabe, é a primeira da região que implementou os routers PTX5000 de transporte por pacotes da empresa para expandir o seu backbone Internet que suporta os tráfegos da telefonia fixa e móvel.
Nos últimos quatros anos, o aumento da utilização de vários serviços de telecomunicações pelos consumidores foi exponencial: a percentagem de portugueses que utilizam três ou mais serviços passou de 59% em 2011 para 75% em 2015. São dados da Anacom no Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores.
Vodafone, Meo e Nos terão obrigações adicionais de cobertura de banda larga móvel no território nacional, que abrangem 588 freguesias ainda sem rede 4G. É uma deliberação divulgada hoje pela Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações.
A NTT Docomo, maior operadora de telefonia do Japão e a MediaTek, fornecedora de processadores para telemóveis, tornam-se parceiras para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia 5G. As empresas irão colaborar com o desenvolvimento de uma nova interface aérea 5G e de chipsets necessários para dispositivos 5G, aumentando a eficiência do espectro e ampliando a capacidade dos dados.
A GSMA, organização responsável pelo Mobile World Congress em Barcelona, divulgou hoje as conclusões de um relatório dedicado à expansão da banda larga móvel na América Latina e no Caribe. Os elevados impostos no Brasil e Argentina e a falta de conteúdos locais relevantes são dois dos pontos abordados.
A edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson, produzida especialmente para o Mobile World Congress (MWC), revela o impacto que diferentes níveis de desempenho da rede têm em utilizadores de smartphone e quais são as suas percepções das operadoras e fornecedoras de conteúdo digital.
O objetivo principal da Ericsson com a série de parcerias para consolidar e avançar em pesquisas de tecnologias 5G é preparar as suas redes para um novo padrão móvel. A nova parceira Vodafone vai contribuir para a definição dos padrões da indústria, estabelecer diretrizes técnicas e preparar roadmaps de produtos.
A Gemalto, empresa de segurança digital, anuncia o LinqUs IoT Quality of Service (QoS), uma solução que permite às operadoras de telemóveis monitorizar em tempo real a QoS de objetos inteligentes. Desta forma, assegura conectividade mais confiável, essencial para qualquer aplicação de Internet das Coisas e M2M. De acordo com a companhia, a nova tecnologia fornece instantaneamente o status e a análise da rede, destacando imediatamente quaisquer problemas e assegurando que uma ampla gama de dados esteja prontamente acessível e disponível.
A Ford desenvolveu uma aplicação para smartphone que permite o controlo instantâneo da produção na fábrica, de forma mais rápida e precisa, por meio de um dispositivo portátil usado no pulso. A tecnologia deve ser adotada em outras unidades da Ford no mundo, impulsionada pelo sucesso do projeto piloto realizado na fábrica de Valência, na Espanha. Mais de um século depois de Henry Ford iniciar a linha de montagem, a marca traz a produção de veículos para a era dos smartphones.
A Nokia divulgou o seu conceito de Gestão de Tráfego (UTM) de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para operações seguras por meio de LTE. A tecnologia foi apresentada no evento UAE Drones for Good Award, realizado em Dubai no início deste mês (fevereiro). De acordo com a empresa, uma rede LTE é base segura para os operadores de rede, governo e autoridades de segurança pública monitorizarem e controlarem os drones.
Resultados de uma pesquisa do ConsumerLab da Ericsson, área da empresa que estuda o comportamento dos utilizadores, revelaram que somente três em cada 10 utilizadores de smartphones encontram uma qualidade satisfatória de voz, cobertura e confiabilidade em ambientes fechados.
A Aptoide assegurou uma ronda de financiamento de Série A de 3,7 milhões de euros, liderada pela e.ventures, seguida da Gobi Partners, Golden Gate Ventures e Portugal Ventures. A empresa portuguesa opera uma das maiores lojas de aplicações móveis do mercado, que permite a programadores, fabricantes e empresas de telecomunicações criarem a sua própria loja Android.