Mobilidade

NOS demonstra 5G aplicado à vigilância das praias em Matosinhos

No âmbito das celebrações do Dia dos Oceanos, que se assinala amanhã, a NOS demonstra, em ambiente real, em Matosinhos, as potencialidades da quinta geração de comunicações móveis, aplicada à vigilância de praia e zonas costeiras, através da transmissão de vídeo de alta definição 4K 360º.

Operadoras portuguesas melhoram a velocidade dos uploads

A Tutela, empresa de crowdsourcing de dados móveis, acaba de divulgar um novo relatório para Portugal baseado em 4.96 mil milhões de medições de qualidade de rede, incluindo 993 milhões de testes de velocidade entre novembro de 2018 e janeiro de 2019.

Ericsson ganha contrato comercial de 5G com a KT

A KT (anteriormente conhecida como Korea Telecom) concedeu à Ericsson um contrato comercial de 5G para permitir o lançamento a nível nacional de serviços comerciais de 5G na Coreia, a começar no início de abril de 2019.

NEC lança Plataforma Vertical de Negócio em 5G

A NEC Corporation anunciou o fornecimento global da “Plataforma Vertical de Negócio em 5G da NEC” para permitir aos fornecedores de serviços de comunicações a oferta de redes, nuvens e aplicações no dealbar da era 5G.

Fujitsu disponibiliza serviço de Blockchain 360 graus

A Fujitsu apresentou um novo serviço com o objectivo de acelerar o desenvolvimento empresarial de soluções blockchain – assegurando que estes cumprem objectivos estratégicos de perspectivas comerciais, tecnológicas e legais. O novo serviço Fujitsu 360º Blockchain Use Case Deep-Dive testa a viabilidade crítica, focando-se em casos de uso existentes e identifica os componentes da aplicação necessários para construir uma aplicação blockchain pronta para produção. Também identifica e fornece rotas para minimizar a exposição ao risco de quaisquer falhas ou armadilhas no caso de uso.

Congresso GS1 debate papel do consumidor na indústria 4.0

A GS1 Portugal vai organizar o seu quarto Congresso nacional, dia 17 de outubro no Museu do Oriente em Lisboa, onde abordar a “Indústria 4.0” e o papel do consumidor no centro das redes de valor colaborativas e da digitalização da economia. A discussão a realizar conta com a participação de gestores em empresas de referência a nível global, decisores políticos e responsáveis internacionais da rede GS1, para abordar as dimensões complementares que estão a transformar a forma de fazer negócio, nas diferentes cadeias de valor.

Quatro milhões de euros para aumentar 10 vezes a velocidade das comunicações sem fios

Três anos depois, com a colaboração de 11 parceiros internacionais e de 4 milhões de euros financiados pela Comissão Europeia, foram demonstradas pela primeira vez a nível mundial velocidades de transmissão que atingiram uma velocidade de 10 gigabits por segundo (quando o normal é 1gigabit por segundo). Tudo graças a uns dispositivos chamados RTDs (em português “díodos de túnel ressonantes” e em inglês “resonant tunneling diode”), que consistem em novas tecnologias transmissoras sem fios, com a aparência de pequenos chips, com baixo custo e energeticamente eficientes, que permitem transmissão de dados ultrarrápida integrada com rede de fibra ótica.

Mobilidade