Instituto Politécnico de Viseu implementa conectividade OpenRoaming

Mobilidade

Estudantes, docentes e outros utilizadores no campus do IPV já se podem ligar a uma rede Wi-Fi 6 segura e de alta velocidade onde quer que estejam.

A Extreme Networks anunciou a implementação bem-sucedida do suporte para o OpenRoaming da Wireless Broadband Alliance (WBA) no Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

O OpenRoaming permite aos estudantes, docentes e outros utilizadores no campus do IPV ligarem-se a uma rede Wi-Fi 6 “segura e de alta velocidade onde quer que estejam”, quer seja no interior ou exterior dos edifícios, “sem qualquer interrupção nas respetivas ligações à rede sem fios”.

O IPV “é a primeira organização” em Portugal a aderir ao OpenRoaming da WBA.

Segundo Luís Almeida, administrador sénior de redes do Instituto Politécnico de Viseu, “esta implementação vai melhorar as experiências de todos os utilizadores que usam a rede Wi-Fi do nosso campus – estudantes, docentes, funcionários, visitantes e todos os participantes nas várias conferências nacionais e internacionais que organizamos. E, claro, a redução do stress que a gestão da rede significava para a nossa equipa de informática”.

O OpenRoaming da WBA possibilita a transferência automática entre redes móveis e Wi-Fi, o que, para os utilizadores, se traduz em conectividade sem interrupções, muito à semelhança do que acontece quando os smartphones se ligam instantaneamente às várias redes de telecomunicações.

A Extreme colaborou com a Aptilo Networks para trazer o OpenRoaming ao campus do IPV, realizando também a instalação de uma rede Wi-Fi 6.