IDC e Startup Lisboa em parceria estratégica para apoiar crescimento do ecossistema empreendedor

EmpresasNegóciosStartup

Protocolo entre as duas entidades prevê transferência de conhecimento sobre tecnologias e as suas principais tendências da rede global de consultores IDC, assim como iniciativas conjuntas para potenciar o desenvolvimento das Startups em Portugal.

A IDC, estabeleceu um acordo alargado com a Startup Lisboa, uma referência na incubação de empresas de sucesso, assim como uma entidade pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startupsem Portugal.
 
No âmbito do acordo hoje assinado, e numa primeira fase, a IDC irá disponibilizar a sua vasta rede internacional de analistas e consultores assim como informação de mercado que permita o desenvolvimento das empresas apoiadas pela Startup Lisboa, permitindo-lhes validar tendências e quantificar dimensão e potencial de mercado para as suas soluções. As duas entidades prevêem fazer evoluir esta parceria de acordo com os resultados iniciais obtidos e com as iniciativas desenvolvidas no âmbito das suas respetivas atividades.
 
As empresas do ecossistema de empreendedorismo surgem regularmente associadas a tecnologias da terceira plataforma e dos aceleradores de inovação tal como definidos pela IDC há mais de dez anos como da Internet das Coisas, CloudBig Data, mobilidade, Inteligência Artificial, Robótica, Realidade Aumentada, Blockchain, entre outros. Logo, o conhecimento único e visão global da IDC são uma mais-valia muito relevante para os empreendedores que pretendam fazer crescer os seus projetos.
 
Para Gabriel Coimbra, vice-presidente e country manager para Portugal da IDC, este protocolo permitirá dinamizar o ecossistema de startups em Portugal e ao mesmo tempo acelerar o processo de Transformação Digital em Portugal. “As sinergias são enormes, a IDC dispõe de informação ímpar sobre o mercado tecnológico e digital e uma rede de mais de mil analistas, que permitirá às startups portuguesas terem acesso a conhecimento crítico para identificar oportunidades e crescer, assim como trará à IDC um contacto ainda mais próximo com as inovações desenvolvidas pelas startups portuguesas que poderão potenciar processos de transformação digital”, afirmou.

Para Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, este acordo assume especial relevância porque “acreditamos que a IDC irá dar um contributo importante para o crescimento das startups que apoiamos no mercado nacional, mas também nos mais exigentes mercados internacionais. É sem dúvida uma parceria que vai enriquecer a nossa proposta de valor para os empreendedores da nossa casa, dando-lhes acesso privilegiado a dados e informações sobre tendências da economia digital, o que contribuirá para o sucesso e competitividade dos seus projetos”. 
 
Ainda no âmbito deste protocolo, as startups do portfólio da Startup Lisboa passam a ter acesso privilegiado aos eventos da IDC, e os membros da direção da Startup Lisboa passarão a ser convidados enquanto oradores em eventos da IDC, assim como os analistas e VPs da IDC irão participar nas iniciativas da Startup Lisboa. A IDC passará igualmente a integrar a rede de mentores da Startup Lisboa.

Read also :