IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a Inteligência Artificial

EmpresasInovaçãoNegócios

Vivemos num mundo ininterruptamente conectado e em que quase tudo o que fazemos requer energia, seja em casa, no trabalho ou em momentos de lazer – numa grande teia de dados ligada através de diferentes dispositivos, equipamentos, sensores e aplicações. 

 Enquanto o consumo de energia cresce exponencialmente em todo o mundo, assistimos a um esgotamento acelerado dos nossos recursos naturais e de fontes de energia. Estima-se que o consumo global de energia aumente 50% nos próximos 25 anos e, neste contexto, serão necessárias cada vez mais tecnologias avançadas para ajudar o setor a encontrar e avaliar novas reservas de hidrocarbonetos. 

A IBM e a Galp estão a trabalhar numa parceria com o objectivo de contribuir para a solução deste problema. A Petrogal Brasil e uma equipa da IBM Research-Brasil desenvolveram, como resultado de um projeto de investigação de 3 anos, o protótipo de uma solução que atua como um assistente inteligente para os geocientistas na identificação e avaliação de novos blocos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas. Esta avançada solução utiliza Inteligência Artificial e outras tecnologias de ponta para interagir com os cientistas e ajudá-los a criar modelos geológicos mais rigorosos, a realizar uma avaliação de risco mais rápida para novas prospeções e a otimizar a localização e exploração de novos poços de petróleo. Com isso, estamos também a criar e a reunir um conjunto de informações ao longo do tempo, permitindo a transferência e retenção de conhecimento. Aliás, o acesso a toda esta informação pode agilizar o desenvolvimento de competências de jovens profissionais na área.

O protótipo está já a ser testado por geocientistas, num projeto que contribuirá significativamente para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp e que poderá quebrar barreiras tecnológicas na indústria e permitir uma melhor compreensão sobre o impacto e as potenciais aplicações da IA no setor do Petróleo e Gás à escala global. 

Read also :