Há novas tendências também no recrutamento? Há pois!

EmpregoGestãoSkills

O processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores é um momento crucial para que se consiga garantir profissionais qualificados, produtivos e comprometidos, sendo fundamental estar atento às novas tendências para nos conseguirmos adaptar ao mercado de trabalho!Atualmente, as estratégias de Recursos Humanos têm mudado, em grande medida devido aos avanços tecnológicos e às inovações nos processos do setor.

Podemos ver algumas destas novas abordagens sobre recrutamento:

Análise automática de currículos

Sabemos que a triagem de currículos é uma das etapas mais demoradas do processo de recrutamento. A automatização dessa tarefa aumenta a rapidez na identificação dos candidatos que possuem o perfil desejado, por isso, os principais softwares de recrutamento e seleção possuem uma ferramenta chamada Parse, ou seja, uma tecnologia que permite ao recrutador analisar automaticamente os dados de um currículo, sem que seja necessário inseri-los manualmente.

Feedback automático

O feedback é sempre apontado como um dos fatores que os candidatos mais valorizam no processo de recrutamento, pois demonstra respeito pelos candidatos. Deixar de dar feedback pode comprometer a imagem da empresa e do setor de RH. O feedback automático é uma forma de economizar no tempo dos responsáveis pelo processo e não deixar os candidatos sem resposta – contudo, este feedback não personalizado muitas vezes é visto de uma forma menos positiva pelos candidatos.

Testes de triagem

A aplicação de testes de triagem online serve para filtrar os candidatos não qualificados para a oportunidade ou inadequados para a empresa. Hoje em dia, estes testes podem ser feitos imediatamente após o candidato submeter o currículo para análise e demonstrar interesse pela posição à qual se candidata.

Bases de dados actualizadas

Mesmo que um candidato não seja seleccionado para uma posição, é possível perceber por meio do processo de recrutamento se tem potencial para futuras oportunidades.

Uma excelente prática da actualidade é garantir um histórico de testes e entrevistas realizadas, com notas e resultados.

A partir disto, é possível manter uma base de dados actualizada com candidatos potenciais, possibilitando uma diminuição de tempo investido em processos de recrutamento futuros.

Entrevistas por vídeo

Mais do que uma tendência, a entrevista via Skype é uma alternativa na tarefa de reduzir custos e otimizar o tempo, seja o dos entrevistadores, seja o dos candidatos.

A entrevista por vídeo não chega para eliminar totalmente a presencial, mas complementa a etapa de triagem. Com esta ferramenta, é possível conhecer características dos entrevistados que não são percetíveis no currículo.

Dashboards automatizados

Além de facilitar os processos, a automatização serve para desburocratizá-los. Com a tecnologia de sistemas e softwares, o setor de RH consegue evitar grande número de documentos em papel, compartilhando relatórios de modo online.

O preenchimento de formulários e o armazenamento e acesso de dados também é mais prático, de forma que as rotinas sejam facilitadas e a informação possa fluir de forma  mais eficaz.

Existem actualmente novas tendências e métodos que devem ser considerados – sendo que nem todas estas novas tendências são bem vistas pelos candidatos, e nem todas  são uma melhoria no processo de avaliação de candidatos. São, na maioria, uma automatização de processos, de forma a torná-los mais ágeis e rápidos. Quantidade e qualidade são dois conceitos que muito raramente se sobrepõem!

 

Read also :