GMV atualiza sistema de missão do Centro Alemão de Vigilância Espacial

Inovação

Trata-se de continuar o desenvolvimento do sistema de missão GSSAC contribuindo para as capacidades de processamento de dados do consórcio EU SST.

No âmbito de um concurso europeu, a GMV foi a empresa escolhida pela Agência Espacial Alemã para assegurar a manutenção e atualização do sistema de missão do Centro Alemão de Conhecimento Situacional Espacial (German Space Situational Awareness Centre – GSSAC), localizado em Uedem, Alemanha.

A fim de promover o desenvolvimento de uma capacidade no domínio da vigilância e seguimento espacial na Europa, em 2014 a União Europeia criou um quadro de apoio à vigilância e seguimento espacial.

Desde então, as capacidades nacionais de SST nos países que fazem parte do consórcio EU SST (Alemanha, França, Itália e Espanha desde 2016; Polónia, Roménia e Portugal desde 2019) foram federadas de forma coordenada, tendo o EU SatCen atuado como ponto de contacto para os serviços SST prestados pelo consórcio EU SST.

Este novo projeto faz parte das atividades de processamento de dados no seio da EU SST sob a liderança da Agência Espacial Alemã.

O seu principal objetivo consiste em manter e atualizar o sistema de missão GSSAC a fim de satisfazer as necessidades futuras de uma infraestrutura de processamento avançada em termos de desempenho e escalabilidade, com base na experiência e capacidades da GMV neste campo.

A GMV lidera os contratos EU SST em cinco países – Espanha, França, Alemanha, Polónia e Roménia.

Ao todo, cerca de 70 engenheiros da GMV estão a trabalhar em atividades SSA/SST, tornando-a, na Europa, a maior equipa industrial neste campo.

Read also :