Fundão recebe 3ª edição do Ignite Your Future

EmpresasNegócios

Fundão recebe novamente o “Ignite Your Future”, promovido pela Altran Portugal, Município do Fundão e UBI, a decorrer entre os dias 3 e 6 de abril.

A cidade do Fundão recebe novamente o “Ignite Your Future”, um evento promovido pela Altran Portugal, Município do Fundão, Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação de Desenvolvimento da Gardunha, a decorrer entre os dias 3 e 6 de abril.

O evento de cariz tecnológico pretende desafiar os estudantes do nono ao 12º ano, através de jogos e exercícios, a adquirirem competências no domínio das novas tecnologias, nomeadamente na robótica e informática.

Durante 4 dias, cerca de 150 jovens de diversos pontos do país, irão beneficiar de um programa de contacto, aprendizagem e competição sobre componentes técnicas e tecnológicas que integram as competências profissionais do futuro. Através de competições tecnológicas, momentos de lazer, ações de team building, desporto e aventura, os jovens, que se encontram numa fase decisiva do seu percurso profissional, terão acesso a um leque vasto de atividades.

Para Célia Reis, CEO da Altran Portugal, “a terceira edição deste evento é a prova do seu sucesso e potencial, não só pela dinamização da região e respetivas entidades, mas sobretudo para os jovens que se encontram num momento decisivo das suas vidas, a escolha do percurso académico que será determinante para o seu futuro profissional. O Ignite Your Future é uma resposta ao crescimento da área das Tecnologias da Informação, que permite aos jovens através da partilha de conhecimentos e experiências interativas o contacto direto com as mais recentes ferramentas e processos tecnológicos do mercado”.

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, aponta o Ignite your Future como um evento que integra o plano de afirmação e consolidação da região como ecossistema propício à inovação, ao investimento e ao desenvolvimento de novas ideias de negócio: “Através de um programa imersivo de contacto com as novas tecnologias, os jovens que a breve prazo serão chamados a tomar opções decisivas quanto ao seu futuro escolar e profissional terão a oportunidade de conhecer a realidade que hoje caracteriza este território, também marcado por empresas de referência à escala mundial no sector das TIC e instituições de ensino superior que dão cartas em termos de talento e inovação”.

O mesmo responsável acrescenta que “o Fundão é hoje conhecido pela sua aposta neste sector, afirmando-se como destino para investir, trabalhar e viver. Pretendemos, pois, orientar os mais jovens para áreas de futuro e de forte empregabilidade, capacitando as novas gerações com diverso tipo de iniciativas, muitas delas pioneiras, como seja na reconversão profissional para as TIC e na introdução da programação informática de forma universal no ensino público, sendo o Fundão o primeiro local do país onde tal acontece.”

Para João Canavilhas, Vice-reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais da Universidade da Beira Interior (UBI), “esta iniciativa é um dos melhores exemplos da colaboração da UBI com as autarquias da região porque envolve uma autarquia que materializa a sua estratégia de fixar e atrair população através da oferta de emprego, envolve uma empresa instalada na região e envolve a maior instituição de ensino superior do interior do país, que nesta ocasião divulga os seus cursos na área da informática mas, indiretamente, divulga igualmente toda a sua oferta formativa, procurando assim atrair mais estudantes para a região”.

Read also :