Framework gratuita permite avaliar maturidade da gestão na Cloud

CloudData CenterGestãoNegócios

A IDC Portugal e a Fujitsu disponibilizam ao mercado nacional do Hybrid Cloud Management MaturityScape.

Esta “framework”, desenvolvida pela IDC Portugal, permite às organizações nacionais avaliarem gratuitamente o seu gratuita relativamente à gestão de arquiteturas híbridas de cloud computing.

O Hybrid Cloud Management MaturityScape contempla a análise de cinco dimensões: visão, tecnologia, pessoas, processos e portabilidade e integração. O Hybrid Cloud Management MaturityScape, desenvolvido pela IDC, permite aos responsáveis de TI:

  • Reduzir o risco de negócio, melhorar a produtividade e acelerar a agilidade melhorando a gestão de recursos e serviços híbridos de cloud computing utilizando fluxos de trabalho integrados, ferramentas e normas comuns.
  • Criar um roteiro e uma visão para disponibilizar recursos híbridos de cloud computing como um serviço baseados nas necessidades dos utilizadores e do negócio, independentemente do local em que é implementada a infraestrutura ou aplicação.
  • Evoluir os processos de governação e TI e os SLA para possibilitar uma utilização mais eficaz ‘self-service’ de serviços e cloud computing, automatização e tecnologias de analítica
  • Avaliar e atualizar as competências de TI, as politicas, as normas e melhores práticas para melhorar a disponibilidade de serviços através de um ambiente híbrido de cloud computing.

O Hybrid Cloud Management MaturityScape da IDC identifica cinco fases – Ad hoc, Oportunista, Repetitiva, Gerida e Optimizada – que a maioria das organizações vai atravessar quando alterarem o foco da gestão das TI do hardware e dos recursos internos para a disponibilidade de IT as a Service (ITaaS).

Avalie a maturidade da utilização de serviços cloud aqui