Estádio da Luz entra em modo 5G

5GMobilidade

O novo Estádio 5G vai permitir um aumento da capacidade de rede, mais velocidade e experiências mais imersivas.

A NOS e o Benfica apresentaram o primeiro estádio 5G em Portugal.

A operadora dotou o estádio do Sport Lisboa e Benfica com cobertura 5G, permitindo aos adeptos e a toda a estrutura colaborativa do Clube “tirarem partido das características mais disruptivas desta nova tecnologia”, pode ler-se em comunicado de imprensa.

Nesse sentido, o 5G vai permitir aos mais de 65 mil adeptos que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta, “uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps“.

Isto significa downloads e uploads de fotografias ou vídeos “de forma quase instantânea”, ou videochamadas sem qualquer interrupção, com o estádio na sua máxima capacidade.

Também a capacidade da rede será maior, sendo possível processar um volume muito maior de dados dentro do estádio.

Antes da pandemia, com a presença de público, a média de volume de dados por jogo ultrapassava 1 Terabyte, sendo expectável que com o 5G “este número duplique ou triplique, dependendo da adesão das pessoas à tecnologia”, diz ainda a NOS.

O 5G vai permitir, a quem assiste aos jogos do Benfica, acesso a conteúdos de forma totalmente imersiva, graças à combinação desta tecnologia com outras como a realidade virtual ou aumentada.

Permitirá ainda o acesso a estatísticas do jogo ou dos jogadores em tempo real, possibilidade de escolher o ângulo a partir do qual se quer ver o jogo, ativando em tempo real uma das muitas câmaras que estão a ser utilizadas na emissão, ou possibilidade de fazer streaming de vídeo em direto, em alta qualidade e definição.

Segundo Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “este é um marco tecnológico de enorme relevância para a NOS, quer pela construção do nosso caminho de liderança no 5G, quer pela transformação do Estádio do Sport Lisboa e Benfica numa arena desportiva altamente digital e inteligente, única em Portugal”.

A cobertura 5G do Estádio da Luz é assegurada através de um sistema de antenas 5G em cada uma das palas do estádio, que garante a cobertura das bancadas, sendo complementada por um sistema de células 5G para cobertura de zonas estratégicas do Estádio, como Centro de Imprensa, Camarote Presidencial ou Camarote NOS.

O projeto tecnológico envolveu uma equipa de mais de 20 profissionais, num trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 6 meses.

Read also :