Empresas e academia discutem os desafios da Indústria 4.0

Inovação

Na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, indústria e academia vão reunir-se, em Coimbra, para discutir os desafios colocados pela indústria 4.0, a designada quarta revolução industrial.

Trata-se do evento “Advanced Production & Monitoring for the Industry 4.0”, organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Universidade do Porto (UP), que vai decorrer, entre as 9h e as18h, no anfiteatro nobre do Departamento de Engenharia Química (DEQ).

Com uma centena de participantes inscritos, o encontro visa essencialmente «ser um fórum de diálogo entre empresas e cientistas. Os representantes da indústria apresentam o seu percurso e desafios que enfrentam com a indústria 4.0, e os cientistas estudam soluções e desenvolvem tecnologia para os ultrapassar», afirma Marco Reis, um dos responsáveis pela organização da iniciativa.

«A engenharia química dos dias de hoje está presente nas mais diversas indústrias, por exemplo, farmacêutica, polímeros, celulose e microeletrónica ou aviação, e assume-se como força motriz para o desenvolvimento de processos industriais sustentáveis e na criação de produtos inovadores» ilustra o docente do DEQ.

Read also :