Elite do setor automóvel discute em Lisboa o carro do futuro

Mobilidade

Gestores nacionais e internacionais de algumas das principais marcas do setor debatem os desafios da indústria, a 16 e 17 de maio, no Técnico.

O futuro da condução e dos veículos. As mudanças que se preveem para os cockpits. A evolução do design. Os desafios da eletrificação. Robótica e inteligência artificial. Estarão as empresas do setor automóvel preparadas para a mudança de paradigma que se antevê? Conscientes destes desafios, o Instituto Superior Técnico (IST Lisboa) e a Mobinov (cluster automóvel) promovem em parceria, esta quinta e sexta-feira, a conferência “Academia meets Auto-Industry”. O evento reúne as principais marcas e profissionais do setor, nacionais e internacionais, combinando o seu know-how com a investigação desenvolvida pela academia.

Entre os principais oradores internacionais, destacam-se Matteo Biglia, da Denso Thermal Systems (Itália), Johannes J. Bührle, da Trumpf E-Mobility (Alemanha), Ben Mhamed Amine, da Faurecia (França) ou Jochen Kirschbaum, da Critical Techworks (Alemanha). Entre as marcas, os destaques vão para a Volkswagen Autoeuropa, Bosch Car Multimedia, Efacec, Faurecia, Trumpf, entre muitas outras, a par dos centros de investigação e ensino, como é o caso do IST Lisboa, Inesc Tec, Instituto Pedro Nunes e ainda o CEiiA.

Reunindo um total de 38 oradores, as intervenções têm como principal objetivo identificar os desafios atuais do setor e, acima de tudo, procurar encontrar respostas para uma indústria que se pretende mais inovadora e competitiva. Tudo isto para responder eficazmente às exigências do mercado que se pautam pela procura de veículos mais sustentáveis, autónomos e seguros.

A conferência, que decorre nas instalações do IST Lisboa, vai ainda contar com os contributos de Arlindo Oliveira, presidente do IST, Jorge Rosa, presidente da Mobinov, António Luís Moreira, presidente do IN+ do IST Lisboa, assim como do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves. O evento complementa-se com um espaço de exposição, onde os principais players da indústria podem apresentar os seus mais recentes projetos e tecnologias inovadoras, e os alunos do IST dão a conhecer projetos de automóveis, como é o caso do Formula Student.

Read also :