A conferência anual de programadores da Google arranca hoje em Mountain View, com transmissão da keynote de abertura em direto na página do evento.

A conferência anual de programadores da Google arranca hoje em Mountain View, com transmissão da keynote de abertura em direto na página do evento.
Lentamente, grandes fabricantes estão a pôr o seu peso por trás da realidade virtual. Sony, HTC, Facebook, Google, Samsung, e agora a Acer. A empresa asiática vai criar os óculos StarVR em parceria com a Starbreeze.
Num período que tradicionalmente não é muito forte para a venda de gadgets, o mercado de wearables registou um crescimento de 67,2%, de acordo com o novo relatório da IDC.
Seis meses depois do lançamento comercial em todo o mundo, os óculos de realidade virtual da Samsung Gear VR atingiram um milhão de utilizadores em abril – o que é um recorde para um único mês. O número foi revelado pela Oculus, parceira tecnológica da marca asiática neste produto.
A Canalys, empresa de estudos de mercado, prevê que os fabricantes de óculos de realidade virtual vão vender 6.3 milhões de unidades em tudo o mundo durante 2016 e que a China será responsável por uma fatia de 40% desse mercado.
A Apple já tinha avisado que os números do segundo trimestre fiscal seriam modestos, e ontem confirmou o pior. O volume de negócios caiu 13% para 45 mil milhões de euros e os lucros desceram 22,4% para 9,3 mil milhões.
A Nokia está de volta ao mercado de consumo, com a aquisição da marca de fitness e saúde Withings. O negócio vale 170 milhões de euros e constitui um passo importante para a empresa finlandesa no segmento de saúde digital – além de permitir rivalizar com a Apple e o seu HealthKit.
A Augmedix, uma startup baseada na utilização do wearable Google Glass para o segmento da saúde, anunciou uma ronda bem sucedida de financiamento de 15, 1 milhões de euros.
A Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa) será o tema central de um debate organizado em maio pela CIONET, uma rede europeia de decisores de tecnologias de informação.
O mercado de hardware de realidade virtual vai atingir em 2016 um valor total de 2,03 mil milhões de euros, segundo o mais recente estudo da IDC. A consultora prevê a venda de 9,6 milhões de unidades de óculos de realidade virtual este ano.
O novo white paper da Juniper Research sobre pagamentos sem contacto indica que o mercado vai valer 95 mil milhões de dólares, ou 83 mil milhões de euros, já em 2018. É quase o triplo do volume alcançado no ano passado, 31 mil milhões. Os dados da consultora referem-se a pagamentos via smartphone e wearables.
O mercado dos wearables tem sido impulsionado sobretudo pela área da saúde e exercício físico, mas no caso da Canhe-Fit o alvo não é o humano. É o cão ou gato que vive com ele.
Será possível considerar que a Internet das Coisas chegou ao mainstream em 2016? A gigante das telecomunicações norte-americana Verizon diz que sim, num estudo acabado de divulgar que inclui dados da Oxford Economics.
A Samsung Electrónica Portuguesa foi buscar Cláudia Rodrigues à rival LG para assumir a liderança da gestão estratégica da comunicação da empresa.
Os primeiros Oculus Rift só começaram a chegar às mãos dos consumidores esta semana, mas o Facebook tem planos extraordinários para os óculos de realidade virtual. Segundo dados da consultora Cantor Fitzgerald, a empresa planeia vender 600 mil unidades já este ano.
No dia em que os óculos HoloLens da Microsoft começaram a chegar às mãos dos programadores, a 8ninths e o Citigroup apresentaram uma das primeiras instalações comerciais do produto. Trata-se de uma “secretária holográfica” para os corretores do banco.
As primeiras unidades de Oculus Rift começam hoje a chegar às mãos dos consumidores que fizeram a pré-reserva em janeiro. É o lançamento oficial dos óculos de realidade virtual que o Facebook comprou há dois anos.
A Kaspersky Lab lançou a versão do Kaspersky Internet Security para Android que pode ser gerida através de qualquer dispositivo Android Wear. A solução de segurança móvel pretende oferecer rápido desempenho e elevada proteção.
Michael Kors entrou no mercado de wearables. A empresa do reputado estilista irá introduzir a sua nova linha de acessórios vestíveis, a começar com o relógio inteligente (smartwatch), denominado Michael Kors Access.
Este ano serão vendidos 110 milhões de wearables em todo o mundo, prevê a IDC, uma subida de 38,2% em relação ao ano passado. Até 2020, a consultora espera que o mercado cresça sempre a dois dígitos.
A Intel tem investido no segmento dos wearables, em especial ligados ao fitness, e quer atrair mais utilizadores e marcas para o mercado. É por isso que a gigante dos processadores anunciou uma nova parceria com a Exos, para dar significado aos dados extraídos destes gadgets.
A Samsung anunciou hoje grandes novidades relacionadas com o desporto-rei: uma parceria tecnológica com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para o projeto Cidade do Futebol e o patrocínio da Seleção Nacional.
A Game Developers Conference 2016, maior evento mundial de programadores de videojogos, arrancou ontem em São Francisco para a trigésima edição. No ano passado, o encontro bateu o recorde com 26 mil participantes, e este ano espera-se que iguale ou supere essa marca.
A Findster foi a primeira startup portuguesa selecionada para a maior incubadora de hardware do mundo, HAX Boost. A equipa está a terminar o programa de seis semanas e pretende ficar em São Francisco, para acelerar a expansão mundial do seu produto – um sistema de localização low-cost.
A venda de aparelhos de realidade virtual vai crescer a um ritmo anual de 84,5% durante os próximos quatro anos, com o mercado a chegar a 50 milhões de unidades em 2020. São dados de um novo relatório da ABI Research, uma consultora dedicada à inovação no mercado tecnológico.
A Sony vai revelar os primeiros protótipos de produtos desenvolvidos no novo programa Future Lab, um “laboratório do futuro” em Tóquio com uma abordagem diferente à investigação e desenvolvimento, que chama os consumidores a participarem. Um dos protótipos chama-se N e é virado para o áudio.
A consultora IDC divulgou hoje um relatório que identifica o perfil dos consumidores que pretendem comprar wearables nos próximos seis meses. A questão do estilo aparece como uma das três características mais importantes.
A Intel focou a sua apresentação no Mobile World Congress na tecnologia 5G, entendendo que será a chave para a revolução da Internet das Coisas. A fabricante está a trabalhar com a Nokia, LG, Verizon, Ericsson, SK Telecom e KT para pôr uma solução comercial no mercado em 2018, segundo avançou o CEO Brian Kzarnich.
A Fujitsu foi uma das empresas que trouxe para o Mobile World Congress casos práticos do uso da Internet das Coisas. E de como este conceito pode efetivamente ser aplicado ao mundo empresarial. E sim, trouxe uma vaca que usa um wearable e demonstrou como se pode monitorizar a queda de um colaborador e, assim, mais rapidamente agir. É o mundo tangível da IoT.
A nova geração de óculos inteligentes da Epson pode não dar tantas manchetes quanto os Google Glass deram no seu tempo, mas os Moverio BT-300 estão aí e podem ser testados no Mobile World Congress, em Barcelona.