Investigação

WELCOME Vest, um colete inovador para monitorização contínua da Doença Pulmonar

Nove investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integram um consórcio europeu que desenvolveu um colete inovador para monitorização contínua da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma doença que, segundo previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 será a quarta causa de morte e a sétima de morbilidade no mundo.

CEiiA faz acordo com a Welever

O CEiiA será o primeiro caso de estudo no mercado português da Welever no âmbito da concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

InvestBraga promoveu debate para captar talento

As soluções para captar talento e colmatar as necessidades de recursos humanos qualificados e especializados nas empresas do Concelho de Braga foi o principal tema em debate na sessão que decorreu na sede do Grupo Primavera. A temática foi apontada como a chave para o crescimento das empresas e para a dinamização da região.

Fraunhofer Portugal Challenge premeia as melhores ideias de teses portuguesas

A 8.ª edição do concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge está na reta final. Na próxima quarta-feira (dia 25 de outubro), os seis finalistas vão apresentar as suas ideias no Evento de Encerramento, na sede da Fraunhofer Portugal (Porto). A iniciativa é promovida pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS.

Equipa portuguesa participa no maior radiotelescópio do mundo

O Instituto de Telecomunicações (IT) associou-se à construção do maior e mais sensível radiotelescópio do mundo, o Square Kilometer Array (SKA). O projeto conta com o envolvimento de 19 países, sendo que, em Portugal, a participação é composta por um consórcio que junta o IT, o Instituto Politécnico de Beja e as Universidades de Aveiro, Porto e Évora, através da Infraestrutura ENGAGE SKA.

Investigadores da UC criam algoritmo inteligente para prevêr inundações

Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Engenharia Informática e Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma solução baseada num algoritmo inteligente para gestão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, por forma a evitar ou mitigar inundações em zonas urbanas.

IBM apoia investigação climática e ambiental

A empresa disponibiliza recursos de cloud, dados climáticos e supercomputação, equivalentes a até 200 milhões de dólares, para apoiar até cinco projetos de investigação relacionados com as alterações climáticas.

Investigação