Demium quer lançar 60 startups nos próximos quatro anos

Gestão

Incubadora de startups, que apresenta uma taxa de sucesso superior a 70%, chegou recentemente a Lisboa e já está a selecionar ideias de negócio.

Ligar o melhor talento empreendedor a oportunidades de negócio é o principal objetivo da espanhola Demium Startups. Chegou recentemente a Lisboa, estando instalada no espaço de cowork NowBeato, e já realizou o seu primeiro evento “AllStartup” em Portugal que, em menos de dois meses, contabilizou 400 inscrições. Nos próximos quatro anos, a incubadora prevê lançar mais de 60 negócios made in Portugal, numa avaliação conjunta superior a 100 milhões de euros.

A capital portuguesa é um dos primeiros destinos para a internacionalização da Demium Startups. “Acreditamos que Lisboa é o epicentro da inovação na Europa, especialmente pelos incentivos ao ecossistema empreendedor e desenvolvimento de talento internacional na cidade. Confiamos que possuímos as condições necessárias para construir negócios exponenciais de relevância internacional em Portugal”, sublinha Benjamin Lambert, Managing director no nosso país.

O primeiro evento “AllStartup” já arrancou com um bootcamp em Lisboa, que contou com 37 participantes (de um conjunto de 400 inscrições em menos de dois meses). Foram dez as nacionalidades representadas no primeiro evento em Lisboa: portuguesa, britânica, brasileira, francesa, americana, grega, alemã, e tantos outros talentos que traduzem o enorme sucesso da chegada da Demium ao território nacional.

Laura Uebel voou de propósito de Berlim até Portugal, apenas para entrar no programa. Para a ex-nómada digital e atual empreendedora, não houve dúvidas. “Lisboa tem uma enorme comunidade de startups, em crescimento, e eu sabia que estaria em boas mãos”, explica. Já sobre a Demium Startups, Laura aponta os “mentores maravilhosos, com imensa experiência e paciência, que se preocupam com os empreendedores e querem o seu sucesso” como fator diferenciador.

A primeira edição “AllStartup” em Portugal contou com conceituados especialistas de diversas áreas. O leque de mentores foi constituído por Tim Brown, responsável pela relação com investidores na Fast Track; Fernando Pacheco, Diretor de Operações da Penser; Paulo Dias, Diretor de Relações da iMatch; Javier Gomez Acebo, Diretor de Operações da Ventrata; John Gale, Presidente e Consultor de startups na Taligon; e Ricardo Otero, professor principal na Le Wagon. 

Tim Brown estava já familiarizado com o ecossistema empreendedor português. Entrou no programa como mentor e ficou impressionado com a qualidade e o talento dos empreendedores. “Foi nesse momento que o brilhante conceito de incubadora pré-equipa e pré-ideia me surpreendeu”, conta. Tim acabou por entrar no programa como empreendedor, já tem equipa e vai começar um negócio com a Demium Startups Portugal. “As portas que eles podem abrir para startups em fase inicial são inestimáveis. Estou muito entusiasmado com o futuro!”, acrescenta.

Como jurados, o programa contou com: José Guerreiro de Sousa, Sócio na Armilar; Nancy Brito, Sócia-Gerente na Semeia; Luis Trindade, Principal Product Owner na Farfetch; e Cláudia Almeida, Sócia-Fundadora da Singularity Capital

Neste momento, pondera-se precisamente a decisão final acerca dos projetos que seguirão em frente e integrarão um programa de incubação de seis meses no espaço NowBeato, com acesso a recursos e apoio para lançar o negócio, nomeadamente instalações gratuitas, investimento inicial e mentoria.

Com o recorde de procuras, já está marcado o próximo evento “AllStartup” em Portugal, para final de junho. 

Taxa de sucesso superior a 70%

Foi em 2013, em Espanha, que a Demium Startups nasceu. Posiciona-se como uma incubadora pré-ideia e pré-equipa e apoia os empreendedores que não sabem bem como começar. O objetivo é que estes possam trabalhar uma ideia, encontrar uma equipa e acelerar o negócio. Para isso, podem contar com apoio, mentoria, formação e networking permanentes. Em troca, a incubadora fica como co-fundadora e com 15% de cada empresa criada.

Até ao momento, a Demium Startups conta no seu portefólio com 53 eventos “AllStartup” em três países, 174 projetos lançados, 60 empresas constituídas e 45 startups ativas com avaliação conjunta de 158 milhões de euros, contabilizando mais de 70% de taxa de sucesso. A incubadora explica a elevada taxa de sucesso não só pela construção e validação das ideias de negócio, mas principalmente pela forma como se foca no empreendedor, investindo tempo na sua formação e identificando os melhores grupos de trabalho, além do suporte total no que diz respeito a metodologia, construção de roadmaps e apoio na captação de investimento.

Com escritórios em Bilbao, Barcelona, Madrid, Valência, Málaga e recentemente em Lisboa e Minsk, a Demium Startups encontra-se em fase de expansão internacional, nomeadamente para Londres, Milão, Kiev e Budapeste. No próximo ano, vai também expandir para a América do Sul.