Crianças estão a interessar-se três vezes mais por compras online e sites de e-commerce

Segurança

De acordo com a Kaspersky, as crianças estão a tornar-se cada vez mais ativas na procura de sites de e-commerce, em comparação com o mesmo período em 2018.

Em comparação com o ano passado,  as crianças estão a aproveitar os benefícios das compras online e estão a navegar – e, por vezes, a comprar – de uma maneira que provavelmente se vai tornar a única forma de fazer compras no futuro

Desta forma, os pais precisam de dar orientação aos seus filhos, de forma a garantir que eles tenham uma experiência online positiva, sem o risco de partilharem inadvertidamente informações pessoais ou informações bancárias com hackers e envolverem-se em potenciais fraudes de engenharia social que levam à perda de dinheiro.

Desta forma, torna-se fundamental que os pais e outros adultos da família se mantenham atentos às principais mudanças no comportamento online das crianças.

De acordo com as estatísticas do estudo, o crescente interesse das crianças em sites de e-commerce é uma tendência mundial, mas a sua extensão varia em função da localização geográfica. A tabela abaixo revela que a maior fração (e também o maior crescimento) em pesquisas de compras online foi registada na Rússia e na CIS (23%), seguindo-se a América do Norte (15%), a Europa, o Médio Oriente (11%), a Ásia e a América Latina (9%).

“A Internet oferece muitas oportunidades para crianças e jovens e, por isso, vemos muitos deles a tornarem-se uma audiência significativa para as lojas online. Independentemente de gastarem ou não dinheiro, eles precisam do apoio e orientação dos adultos para os ajudar a evitar conteúdos impróprios, perder dinheiro ou partilhar desnecessariamente dados pessoais. Embora existam certas coisas que o software de controlo parental pode fazer, é fundamental que os adultos estejam cientes daquilo que os filhos estão a fazer online e garantam que estão protegidos em todos os dispositivos que utilizem, navegando em segurança. Esta é uma boa oportunidade para os pais passarem mais tempo com os filhos, criando e partilhando listas de produtos favoritos, ao mesmo tempo que explicam o funcionamento da Internet”, afirma Alfonso Ramirez, diretor-geral na Kaspersky Iberia.

Read also :