Compras online geraram mais de 13 mil reclamações desde janeiro

e-Commercee-Marketing

No Dia de Compras na Net fica o alerta para a importância de se comprar em segurança e apostar no aumento da literacia digital.

No âmbito do Dia de Compras na Net — que hoje se assinala —, o Portal da Queixa alerta para a importância de se comprar em segurança e defende a necessidade de se aumentar a literacia digital.

Desde o início do ano, à rede social de consumidores de Portugal, chegaram mais de 13 mil queixas relacionadas com compras online, uma média de 35 reclamações por dia.

O ‘Dia das Compras na Net’ é uma iniciativa promovida pela Associação para a Economia Digital (ACEPI) e acontece hoje. São 24 horas com descontos que podem chegar aos 50% em mais de duas centenas de marcas.

Atento à iniciativa, o Portal da Queixa revela que entre 1 de janeiro e 23 de outubro de 2021, foram registadas na plataforma 13.099 reclamações relacionadas com compras online. 

De acordo com a análise conduzida pela equipa do Portal da Queixa, entre as 20 subcategorias em estudo, 66% das reclamações são dirigidas aos setores: Tecnologia e Eletrónica de Grande Consumo; Sites de Reservas de Viagens; Equipamento Desportivo – Comércio a Retalho; Vestuário Homem e Senhora e Marketplaces Internacionais. 

As marcas inseridas na categoria Tecnologia e Eletrónica de Grande Consumo lideram as experiências negativas no comércio eletrónico.

Entre os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores portugueses estão: atrasos e/ou problemas com as encomendas (33%), reembolso de encomendas (9%) e troca/devolução de artigos (7%).

Read also :