Commvault identifica 7 tendências em backup e recuperação de dados

Segurança

O Dia Mundial do Backup recorda a importância de ter uma copia de segurança que permita o restabelecimento do serviço o mais rapidamente possível.

No próximo dia 31 de março celebra-se o Dia Mundial do Backup, data que recorda a importância de ter uma copia de segurança que permita o restabelecimento do serviço o mais rapidamente possível em caso de incidente.

Por ocasião da data, Commvault identifica 7 tendências atuais em backup e gestão de dados que devem ser tidas em conta.

A primeira indica que o backup já se tornou numa prioridade para as empresas. Se no início dos anos 2000 o backup era considerado um sistema pouco inovador, a verdade é que nos últimos anos esta tecnologia tornou-se muito mais importante, mostrando ser a única que protege efetivamente os principais ativos de qualquer empresa: os dados.

A segunda tendência diz respeito a necessidade de estar sempre preparado para o pior.  Assim, eventos como o recente incêndio num dos maiores data centers da Europa ou os ataques de ransomware que deixam repetidamente as empresas sem serviço são exemplos dos imprevistos que as organizações enfrentam.

Contemplar todo tipo de ameaças e também perceber a importância do RPO e do RTO são as próximas tendências. Neste ultimo caso, importa lembrar que ao implementar um sistema de backup, é importante concentrar-se não só na eficiência e no custo do backup, como também nos tempos e nas métricas que são importantes para o processo de recuperação.

O aumento da complexidade do ambiente de TI, o efeito da dispersão dos dados e a possibilidade de disparar a procura de backup-como-serviço são as tendencias que se seguem.

Neste ultimo caso, a Commvault lembra que as soluções de backup como serviço estão a tornar-se populares por vários motivos: oferecem uma experiência de utilizador ideal, com um ambiente amigável, simples e integrado. Além disso, o tempo de implementação e adoção é mínimo e não exige que se dediquem recursos à manutenção, gestão e custódia dos ativos das empresas.

Read also :