Cloud híbrida é a escolha para o crescimento das empresas

Cloud

Segundo um estudo da Nutanix, 86% dos profissionais de TI apostam nesta tecnologia.

Cerca de 86% dos profissionais de TI apontam a cloud híbrida como o modelo de infraestrutura de TI ideal para as empresas.

A conclusão surge no mais recente relatório da Nutanix, o Enterprise Cloud Index, que analisa o progresso da adoção das clouds híbrida, pública e privada por parte das empresas.

Neste edição, pode ainda perceber-se que a escolha apontada pelos inquiridos se fica a dever não apenas à qualidade desta oferta «mas também à capacidade de gerar impacto positivo nos negócios, ao canalizar esforços para questões estratégicas das empresas».

A atual pandemia forçou os departamentos de TI a mudar o seu foco para um maior apoio ao trabalho remoto, levando-os a dedicarem-se a uma infraestrutura rápida e segura para equipas geograficamente dispersas.

A maior parte dos profissionais inquiridos (quase 76%) indicaram que a pandemia os fez pensar mais estrategicamente nas questões de TI, e quase metade (46%) afirma que os investimentos em cloud híbrida aumentaram como resultado direto da pandemia.

As principais vantagens apontadas à cloud híbrida são a criação de ambientes de trabalho flexíveis, o fortalecimento dos planos de continuidade de negócio, a simplificação das operações e o aumento da utilização de sistemas de vídeo conferências.

Entre os utilizadores da cloud pública, o estudo refere que 63% utilizam duas ou mais clouds do género, ou multiclouds, havendo a expectativa de este número atingir «os 71% já nos próximos 12 meses».

 

Read also :