Carlos Moedas presente em debate na Universidade do Porto

Negócios

Mais de 30 países juntam-se na Universidade do Porto para debater o que o futuro reserva ao Ensino Superior perante a nova vaga da revolução digital.

Entre os dias 26 e 28 de abril – quinta-feira e sábado – cerca de 150 reitores, presidentes e outros altos responsáveis de instituições de ensino superior de mais de 30 países juntam-se na Universidade do Porto para debater o que o futuro reserva ao Ensino Superior perante a nova vaga da revolução digital.

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação é o convidado de honra do primeiro dia da Conferência de Reitores EUNIS, organizada pela primeira vez em Portugal. A sessão realiza-se quinta-feira, a partir das 14h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos).

“University 5.0 – Bridging People and Technology” é o tema desta que é a reunião magna da European University Information Systems (EUNIS).  As transformações na liderança e na gestão das universidades, as salas de aula autónomas, a confiança e transparência online e a transformação da experiência dos estudantes são as quatro áreas em debate nos três dias de conferência (ver programa em anexo).

A partir de painéis com especialistas das várias áreas – como John O’Brien, Paul LeBlanc, Simon Nelson, entre outros – as principais instituições de ensino de todo o mundo – vindas de países como Reino Unido, França, Egito, Índia e Estados Unidos da América – vão discutir os desafios que a transformação digital tem imposto às universidades, desde o sucesso escolar dos estudantes, até à preparação destes para o mercado de trabalho.

O debate encontrará a sua síntese no discurso de encerramento da conferência, que irá decorrer no Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências da U.Porto, a partir das 11h45 do dia 28 de abril. Caberá a Ronald Barnett, Professor Emérito do Institute of Education da University College London, tentar resumir a discussão com a palestra profeticamente intitulada “The digital revolution – can the university survive? No and Yes!”.

Read also :