Porque é que a economia circular favorece as empresas e o mundo em geral

What is a Brand Discovery ?
economiaEmpregoGestãoSage

Como reduzir o desperdício no seu negócio ajudando o ambiente, ao mesmo tempo que diminui custos e aumenta a satisfação do cliente? Parece irrealista, mas é perfeitamente possível através da economia circular, tanto aplicada à produção discreta como à produção por processos.

A economia circular é um sistema que procura eliminar o desperdício e a utilização contínua de recursos. Ao contrário da economia linear tradicional, que produz, consome e deita fora, a economia circular exclui o desperdício e a poluição, maximizando tanto quanto possível a utilização de produtos e materiais, e encontrando novas formas de aproveitar tudo o que desperdiçamos.

Junte-se à economia circular

Segundo a Ellen MacArthur Foundation, a indústria transformadora poderia economizar entre dez a quinze por cento dos materiais diretos utilizados na produção. Faça uma análise interna e tente perceber o que a sua empresa poderia economizar através da eliminação do desperdício e embarque numa estratégia que corresponda às necessidades do seu negócio e à legislação que tem de cumprir:

Estas são algumas medidas a considerar:

  • Prolongue a vida dos seus produtos através de iniciativas como a renovação e a retransformação.
  • Recicle: separe componentes de produtos e assegure-se de que todos os materiais aptos são reutilizados em novos produtos, em vez de utilizar matérias-primas.

Quais as consequências para o seu desenvolvimento de produtos?

Um aspeto que poderá desejar explorar é a criação de produtos de grande durabilidade, fáceis de utilizar ou que sejam recicláveis, mantendo-se rentáveis.

Atualmente, não consideramos o que acontece aos produtos depois de o consumidor os utilizar. Assumimos que, a partir do momento em que deixam de ser úteis, são deitados fora e substituídos. De certeza que já concebeu produtos para serem fáceis de fabricar, o que não implica necessariamente a sua desmontagem ou reparação.

Aquilo que poderá pretender considerar no processo de desenvolvimento do seu produto é a economia circular. Em vez de pensar apenas na funcionalidade e nos custos, pode considerar todo o ciclo de vida do produto, maximizando o seu valor e materiais.

Read also :