BPI procura startups inovadoras

NegóciosStartup

Os Prémios Empreendedor XXI procuram distinguir empresas de base tecnológica com menos de três anos de presença no mercado.

O BPI anda à procura das startups portuguesas mais inovadoras e com um elevado potencial de crescimento.

Trata-se da 4ª edição dos Prémios Empreendedor XXI, uma iniciativa anual do BPI em Portugal e da CaixaBank em Espanha.

As empresas participantes devem ter menos de três anos de atividade e concorrem com projetos em duas categorias: prémios territoriais (2 regiões em Portugal e 17 em Espanha) e prémios desafios (8 a nível ibérico).

Os Prémios Empreendedor XXI decorrem em Portugal e em Espanha, em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais. Na anterior edição, candidataram-se 993 startups ibéricas, 139 das quais eram portuguesas e distribuíram-se cerca de 525 mil euros em prémios.

No caso dos “Prémios Desafios”, que vão premiar as empresas com mais potencial para responder aos novos desafios da sociedade, foram definidas as seguintes áreas:

  • Cidade XXI. Podem concorrer empresas com soluções para tornar as cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas.
  • Vive XXI. Digitalização, novos modelos de negócio e reativação do sector hoteleiro, restauração, turismo e lazer.
  • Bem-estar XXI. Saúde dos cidadãos: neste desafio, serão valorizadas propostas que ajudem a melhorar a saúde dos cidadãos e a sua prevenção.
  • Semente XXI. Transformação digital e inovação no sector agroalimentar.
  • Planeta XXI. Sustentabilidade ambiental: com este desafio pretende-se encontrar soluções que possam ajudar a deixar um planeta melhor para as novas gerações.
  • Banca XXI. Proximidade da banca ao cliente: a digitalização, a inovação e a especialização estão entre os principais desafios estratégicos do sector financeiro.
  • Juntos XXI. Iniciativas de impacto social: serão valorizadas soluções tecnológicas que ajudem a aumentar o desenvolvimento sustentável, com impacto positivo na sociedade.
  • Deeptech XXI. Aumentar a competitividade da indústria graças à ciência e à transferência tecnológica.

Read also :