Ataques de Malware Fileless aumentam 900%

Segurança

Segundo a WatchGuard, os Cryptominers também regressaram em 2020, os ataques de Ransomware diminuíram.

A WatchGuard Technologies divulgou o seu Internet Security Report relativo ao quarto trimestre de 2020.

Entre as principais conclusões, o relatório revela que os ataques com recurso a malware fileless e cryptominers aumentaram em 2020 quase 900% e 25% respetivamente.

Já os payloads de ransomware sofreram, por seu turno, uma queda de 48%, face ao ano anterior.

Além disso, o WatchGuard Threat Lab descobriu que no quarto trimestre de 2020 houve um aumento de 41% nas detecções de malware encriptado em relação ao trimestre anterior e que os ataques de rede atingiram os seus níveis mais elevados desde 2018.

“O aumento na utilização de ameaças evasivas e sofisticadas no último trimestre do ano passado e ao longo de todo 2020 mostra como é vital implementar proteções de segurança por camadas e end-to-end”, sublinha Corey Nachreiner, diretor de tecnologia da WatchGuard.

“Hoje em dia, uma segurança eficaz significa priorizar a deteção e resposta dos endpoints, contar com defesas de rede, formação e consciencialização de segurança e uma gestão de patches rigorosa”, disse ainda o mesmo responsável.

No último trimestre de 2020, as appliances da WatchGuard bloquearam um total de mais de 20,6 milhões de variantes de malware (456 por dispositivo) e quase 3,5 milhões de ameaças de rede (77 deteções por appliance).

As Fireboxes da WatchGuard bloquearam no seu global 455 assinaturas de ataque único no quarto trimestre – mais 4% que no trimestre anterior e o valor máximo desde o quarto trimestre de 2018.