Kaspersky alerta para perigos nas aulas online

Segurança

Nas últimas semanas, as instituições de ensino fecharam portas por tempo indeterminado, de modo a combater a propagação do novo coronavírus.

Devido a este contexto, existe agora uma pressão acrescida na segurança e nos recursos online, uma vez que alunos e professores se encontram em casa a desenvolver as suas tarefas. No dia em que se inicia o terceiro período escolar, a Kaspersky recomenda algumas medidas de segurança.

São muitos alunos e professores que já não regressam à escola este ano letivo e se encontram agora, pela primeira vez, a assistir e a lecionar as aulas em formato online. Porém, este contexto remoto acaba por ser favorável para as armadilhas dos hackers, que encontram uma oportunidade para explorar as fragilidades e o desconhecimento dos utilizadores.

É certo que a ligação remota a redes escolares oferece flexibilidade relativamente ao local e ao modo como acedemos às aulas, mas, por outro lado, também pode apresentar alguns desafios e potenciais riscos de segurança.

Como tal, para quem se encontra a assistir ou lecionar aulas online, a Kaspersky recomenda as seguintes medidas, de modo a garantir a segurança das mesmas e do acesso remoto:

  • Proteger todos os dispositivos, incluindo dispositivos móveis, com um produto de segurança fiável.
  • Instalar sempre as últimas atualizações nos sistemas operativos e aplicações, assim que estiverem disponíveis.
  • Utilizar apenas aplicações de fontes nas quais se confia, como o Google Play, a App Store, um portal com boa reputação ou recomendado pela instituição de ensino.
  • Utilizar apenas redes de confiança para as atividades online. Se não conseguir aceder à sua rede e precisar de utilizar a Internet, deve utilizar uma VPN (Virtual Private Network) para assegurar a sua ligação.
  • Escrever sempre os endereços web. Não clicar em links ou anexos, nem responder a mensagens não solicitadas.
  • Fazer backups de dados regularmente para um disco externo offline, de modo a evitar perder os seus trabalhos.

Read also :