Adyen e Mastercard unem esforços para oferecer mais segurança e velocidade aos pagamentos

Negócios

Funcionalidade aumenta a segurança, conversão e usabilidade, facilitando o processo de perda ou renovação do cartão no qual os clientes não têm de atualizar dados.

A Adyen, plataforma de pagamentos preferida de muitas das maiores empresas do mundo, e a Mastercard continuam a reforçar a sua colaboração para garantir a melhor experiência de pagamento possível, independentemente do setor de atividade.

Deste modo, marcas como a Cabify, PcComponentes, Glovo ou Pepe Jeans podem incorporar as últimas inovações nos seus processos de pagamento e assegurar a proteção dos seus clientes sem prejudicar, em nenhum momento, a sua experiência de utilização.

Entre as principais vantagens desta colaboração destacam-se os network tokens, através de M4M, o serviço de digitalização de pagamentos da Mastercard. Trata-se de um modelo de pagamento dirigido a empresas que tenham um ‘card on file’ (conhecido pelas suas siglas em inglês CoF), em que as empresas, com autorização prévia do titular do cartão, armazenam a informação de pagamento dos seus clientes para facilitar pagamentos futuros.
 
Graças a esta tecnologia, quando as empresas guardam a esta informação não armazenam o número bancário do seu cartão – apenas um código associado ao mesmo conhecido como token. Esse código fornecido pela Mastercard garante uma maior segurança dado que, se por algum motivo, roubarem a informação dos seus clientes, os tokens não têm nenhum valor porque são números únicos e exclusivos dessa empresa. A tudo isto é adicionado um sistema de ponta de encriptação do token que oferece a máxima segurança. De igual forma, os números dos cartões bancários dos utilizadores estarão protegidos porque a empresa não os guardará na sua base de dados.
 
Desta maneira, a conversão de pagamentos também será mais ágil, dado que outra característica desta tecnologia é a facilidade de verificação das transações e a comprovação da sua legitimidade.
 

Atualização automática dos dados 
O utilizador não terá de se preocupar em atualizar os seus dados nas diferentes plataformas de pagamento depois de uma perda ou renovação do cartão. O sistema reconhecerá automaticamente a troca, simplificando o processo e garantindo a sua proteção e tranquilidade.
 
Tal é especialmente útil para evitar que pagamentos recorrentes, como assinaturas de serviços online, sejam recusados ou devolvidos. Além disso, os network tokens podem ser utilizados por diferentes fornecedores sem envolver um risco de fuga de dados, ou seja, são muito úteis para evitar transações fraudulentas.

É fácil antever os benefícios desta tecnologia e o seu impacto na qualidade do serviço. A segurança e eficiência no sistema de pagamento é uma preocupação constante tanto para utilizadores como retailers. De recordar que a entrada em vigor da Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento PSD2 planifica, a longo prazo, a obrigatoriedade de incorporar medidas de segurança robustas, como a autenticação de dois fatores.

Segundo Paloma Real, diretora geral da Mastercard em Espanha, “na Mastercard sabemos que a segurança é uma prioridade para os nossos utilizadores e sócios, por isso estamos muito satisfeitos em reforçar este compromisso com a Adyen e implementar novas e melhores formas de fazer com que os pagamentos sejam mais rápidos, simples e seguros, como os network tokens, que, sem dúvida, respondem às necessidades e à realidade do mercado.”

“Estamos emocionados ao ver que a nossa colaboração com a Mastercard continua a crescer e juntos podemos ajudar os nossos clientes e levar a experiência de pagamento nas suas plataformas um passo mais à frente“ explica Juan José Llorente, Country Manager de Adyen em Espanha e Portugal. “ Os Network Tokens são uma solução de que os retailers ainda não são totalmente conscientes. Na Adyen disponibilizamos esta tecnologia como resultado do nosso compromisso com as necessidades do cliente.”