Adega de Borba adere à era do Big Data

Big DataData-Storage

Um dos mais importantes produtores nacionais de vinho, que produz anualmente 1,2 milhões de litros, escolheu a Primavera BSS para aderir a um modelo de gestão centrado em dados analíticos de apoio à decisão

De modo a acelerar e simplificar o acesso a informação analítica de apoio às decisões de negócio, a Adega de Borba (AB), a primeira e uma das mais importantes cooperativas vitivinícolas do Alentejo, implementou a solução Business Analytics da Primavera BSS para usufruir das vantagens dos sistemas de Big Data. Este sistema de análise de dados, que disponibiliza indicadores de desempenho e dashboards de gestão detalhados, permite atualmente aos responsáveis pelas diversas áreas de negócio tomar decisões consolidadas, com base em informação consistente e atualizada ao minuto.

“Pretendíamos ter indicadores bem definidos e uma base única e segura para a tomada de decisão. Com o Business Analytics, acedemos aos Dashboards que pretendemos sobre diversas áreas a qualquer hora e em qualquer lugar. Os vários perfis de gestão trabalham, agora, sobre a mesma fonte de dados e acedem a informação útil, no momento, sobre as suas áreas de atividade, quer seja o responsável pelas compras, o diretor de produção, o diretor comercial, o responsável financeiro ou a administração. A informação é mais fidedigna e somos muito mais rápidos a tomar decisões. Esta agilidade é essencial num mercado tão competitivo como o nosso dos vinhos”, destaca Sílvia Mendes, diretora financeira da AB.

Antes de implementar a solução tecnológica, a maior cooperativa vitivinícola da região do Alentejo, composta por 270 produtores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha, dedicava muitas horas e recursos na recolha de dados atualizados, de padrões ou informação sobre tendências, produtos mais consumidos por região, entre outros dados importantes. Um processo que, além de moroso, apresentava a desvantagem de os dados desatualizarem rapidamente.

Com um volume de faturação superior a 19 milhões de euros, a Adega de Borba comercializa anualmente cerca de 20 marcas, entre vinhos brancos, tintos, rosés, espumante, aguardentes e licores, e apresenta um importante volume de exportações de 25%, tendo como mercados externos principais a Rússia, a França e o Brasil. A informação disponibilizada pela solução Business Analytics permite-lhe antecipar tendências de consumo e agir rapidamente consoante a evolução de cada mercado. A implementação da solução Primavera Business Analytics foi da responsabilidade da Parsisplan – Sistemas de Informação, entidade parceira da Primavera.