68% dos internautas portugueses visitam mensalmente sites da banca

e-Marketing

A banca é o quarto setor de atividade mais atrativo para os internautas portugueses, de entre os 11 setores em análise, no estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”, desenvolvido pela PSE.

 Com efeito, verifica-se que 2 em cada 3 internautas portugueses visitam mensalmente páginas de Internet deste setor. Importa ainda destacar o subsetor das instituições bancárias por ser efetivamente o mais atrativo para os internautas, constatando-se assim que 67% dos internautas portugueses visitam estas páginas de Internet. Em contrapartida, verifica-se que apenas 9% dos internautas visitam páginas de Internet do subsetor de Instituições de Crédito. 

CGD (Caixa Geral de Depósitos) é a instituição bancária mais atrativa para os internautas portugueses, seguindo-se o Santander e o Millennium bcp. Porém as marcas BPI e Crédito Agrícola são as que registam maior número de visitas mensais por internauta. Já no que respeita a tempo de navegação, destacam-se as marcas EuroBic, Banco Best, Millennium bcp, BIG, Banco CTT e CGD por serem aquelas onde os internautas tendem a despender mais tempo a cada visita.

O subsetor das instituições de crédito é menos atrativo para os internautas portugueses. Oney é a marca mais atrativa, seguindo-se a Cetelem e a Cofidis. No entanto, é na marca Credibom que se regista a maior duração média por visita.

Em média cada internauta português realiza, diariamente, cerca de 74 visitas à Internet, despendendo cerca de 2 horas por dia em navegação.

Neste estudo a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas! “The Browser” é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses, estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada. Seguem-se os “Struggling Generation”, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas.

O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o “Bon Vivant”, estes são internautas que utilizam a Internet numa ótica de diversão e lazer.  Por outro lado, importa referir o perfil Power User, este perfil embora represente apenas 5% dos internautas portugueses é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, são por isso considerados os internautas que estão sempre online.

Conclusões gerais

Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.

Media é o setor de atividade que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23). No que concerne ao tempo de navegação verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).

Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respetivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras atividades de lazer (25%) e pesquisas sobre IT, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).

Read also :