Startup Zarco cria roteiros para Vodafone Paredes de Coura

AppsMobilidadeNegóciosStartup
0 0 Sem Comentários

A Zarco, uma startup portuguesa que liga habitantes locais a turistas, criou três roteiros para os dias do festival Vodafone Paredes de Coura: Património, Natureza e Gastronomia.

Esta startup foi apoiada pelo Vodafone Power Lab e tem uma ligação natural à operadora. A sua aplicação está a crescer de forma exponencial, o que se reflete nos planos de recrutamento, e vai agora incluir este roteiro para os festivaleiros em Paredes de Coura. Com um pormenor interessante: Tiago Cunha, vice presidente da Câmara de Paredes de Coura, será um dos guias locais durante o festival com a app Zarco.

Entre as atividades que podem ser descobertas pelos visitantes estão a visita a monumentos românicos ou a uma povoação castreja, percursos de BTT por paisagens protegidas, conhecer o movimento vegetariano da região ou chegar ao recinto do Vodafone Paredes de Coura de canoa.

É isto que está por detrás do conceito da Zarco: dar a oportunidade de viver a região pelos olhos dos seus habitantes, de quem conhece as suas histórias e os seus segredos como ninguém. A aplicação portuguesa permite aos locais tornarem-se guias nas suas próprias localidades. Em Paredes de Coura, a Zarco recrutou “courenses orgulhosos do património histórico, cultural e paisagístico da sua vila”, que darão aos festivaleiros uma forma de ficarem a conhecer melhor o habitat natural da música.

Dividido em três roteiros – Património Arquitetónico, Turismo de Natureza e Radical e Gastronomia –, cada passeio reservado em Paredes de Coura através da app Zarco terá uma duração de cerca de duas horas, com o custo por pessoa a ser de 20 euros (entradas em monumentos, refeições e demais bilhetes não estão incluídos).

Incubada no Vodafone Power Lab, a Zarco surgiu inspirada pelo espírito aventureiro do descobridor português João Gonçalves Zarco e proporciona experiências únicas aos viajantes que podem, assim, viver uma região de uma perspectiva genuinamente local.

A Zarco opera nas cidades de Lisboa e Porto, onde tem dezenas de colaboradores especializados em áreas como História, Arquitetura, Arqueologia, Turismo, Fotografia ou Música. No Porto, inclusive, a Zarco conta com a participação de vários músicos conhecidos, que constroem percursos personalizados para quem quer conhecer o lado musical da Invicta.

Guimarães, Coimbra e Braga são as próximas cidades onde a Zarco vai chegar, depois de ter sido escolhida recentemente para representar Portugal, na categoria de Cultura e Turismo, no World Summit Award Mobile, iniciativa das Nações Unidas que visa premiar aplicações móveis inovadoras com impacto global.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor