Yandex assina acordo para ter acesso a conteúdos do Facebook

e-MarketingEmpresasNegócios

O grupo russo de internet Yandex estabeleceu um acordo com o Facebook para obter acesso a conteúdos de alguns dos utilizadores da rede social com o objetivo de melhorar os resultados de pesquisa da empresa. Em comunicado proferido na passada terça-feira, a empresa russa recordou que teria acesso completo aos utilizadores da rede Facebook residentes

O grupo russo de internet Yandex estabeleceu um acordo com o Facebook para obter acesso a conteúdos de alguns dos utilizadores da rede social com o objetivo de melhorar os resultados de pesquisa da empresa.

The company logo is seen on the headquarters building of Yandex company, in Moscow

Em comunicado proferido na passada terça-feira, a empresa russa recordou que teria acesso completo aos utilizadores da rede Facebook residentes na Rússia e ainda países da Comunidade de Estados Independentes (CEI) incluindo a Bielorrússia, Cazaquistão, Ucrânia e Turquia.

Segundo um porta-voz da Yandex, “o acordo não possui quaisquer créditos monetários e baseia-se em benefícios mútuos partilhados entre a Yandex e o Facebook, com o objetivo de melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa do motor de busca e obter mais tráfego de Internet no Facebook”.

A Yandex recebeu 1,4 mil milhões de dólares numa oferta pública inicial assinada em Nova Iorque em maio de 2011 fixada num preço de 25 dólares por ação. O stock aumentou desde então em cerca de 70 por cent0.

A empresa ganhou também 600 milhões de dólares, colocando notas convertíveis até 2018 com o objetivo de financiar um programa de recompra de ações para fins gerais corporativos.

A Yandex é o maior motor de busca da Rússia resultado de uma quota de mercado com mais de 60 por cento e consegue parte das suas receitas com publicidade através da pesquisa com recurso a texto escrito.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor