X5 Plus da BQ vem com Galileo operacional

EmpresasMobilidadeNegóciosSmartphones

O Aquaris X5 Plus da BQ é o primeiro smartphone europeu a incorporar Galileo. Este Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite estreou-se na mobilidade no passado dia 15 de dezembro, quando ficou operacional.

O sistema Galileo surgiu a semana passada e o smartphone BQ da Aquaris X5 Plus é o primeiro dispositivo europeu compatível com este sistema. A BQ trabalhou em colaboração com a Agência do GNSS Europeu e a Qualcomm durante o processo de desenvolvimento e integração.

O Galileo permite maior precisão de localização melhorando aquela que se consegue obter apenas com o GPS e o Glonass. Este sistema vai oferecer aos utilizadores um posicionamento mais preciso e rápido. A funcionalidade pode ser útil em ambientes urbanos, onde a combinação de ruas estreitas e edifícios altos pode reduzir a precisão.

Para o Diretor-Geral Adjunto da BQ, Rodrigo del Prado, “é um motivo de orgulho que o sistema de navegação europeu esteja disponível pela primeira vez num dispositivo também europeu, demonstrando que a Europa é líder no desenvolvimento tecnológico”.

Gian Gherardo Calini, responsável do Desenvolvimento de Mercado da GSA, também se expressou em relação a este novo passo da tecnologia. “A chave do sucesso do Galileo está em assegurarmos a sua integração neste tipo de dispositivo e é um prazer que seja uma empresa europeia a primeira a fazê-lo”, referiu o executivo.

O Galileo ficou disponível na passada semana, após anos de desenvolvimento. Este sistema conta para já com 14 satélites em órbita. Em 2020,  é esperado que existam já 30 satélites em funcionamento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor