Workshop luso-galaico debate cooperação entre microempresas

Negócios
0 5 Sem Comentários

O evento, organizado pela Asociación Española Multisectorial de Microempresas – AEMME e pela Católica Porto Business School, tem lugar dia 11 de novembro.

A Católica Porto Business School e a AEMME  vão realizar  um workshop luso-galaico focado na importância que a cooperação entre microempresas assume no contexto atual.

Este evento, que irá ter lugar no dia 11 de novembro, tem como objetivo vencer a inércia, promovendo contactos e o debate entre microempresários portugueses e espanhóis, principalmente da zona da Galiza, diz a organização em comunicado. 

A iniciativa decorre no Auditório Carvalho Guerra, no campus Foz da Católica no Porto.

No documento, explicam ainda que através deste evento procura-se envolver as organizações públicas e privadas na promoção de condições para o crescimento e sustentabilidade das microempresas.

A sessão de abertura do encontro, agendada para as 9h15, conta com a presença de Ana Côrte-Real (associate dean da Católica Porto Business School) e de Victor Delgado García e Pedro Meireles Sobral, respetivamente diretor geral e delegado em Portugal da AEMME.

Segue-se uma intervenção sobre o programa operacional regional norte 2020 e o apoio à internacionalização e qualificação das PME, conduzida por Eunice Silva, responsável pela Unidade de Apoio Sistemas de Incentivos do Secretariado Técnico do Norte 2020.

O primeiro painel da iniciativa centra-se, por sua vez, na “Internacionalização ou cooperação transfronteiriça”. Alberto Castro – docente da Católica Porto Business School – tem a seu cargo a moderação do debate que analisa o fomento da cooperação territorial na euro-região Galicia-Norte de Portugal, momento assegurado por Maria Geraldes, diretora da GNP-AECT.

Durante o painel será analisado, ainda, o Enterprise Europe Network (representado por Céu Filipe, da AEP), nomeadamente as oportunidades para as empresas, e também as iniciativas de interação empresarial no cluster geográfico luso-galaico.

O segundo momento de análise é dedicado à importância da dinamização do micro empreendedorismo, das associações empresariais e, ainda, das instituições educativas.

O workshop contempla, também, uma sessão sobre as microempresas em ação, assegurada por Andrés Faina Medín, professor catedrático da Universidade da Coruña.

Destaque-se, ainda, o painel dedicado às iniciativas promovidas no âmbito da ligação universidade/empresa, salientando, aqui, a intervenção de Rui Barreira (CEO & fundador da “Casas do Porto”).

O workshop integra, também, um momento dedicado às fórmulas, mecanismos e estratégias para “Cruzar a fronteira” e outro centrado nos intercâmbios empresariais luso-galaicos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor