MWC | Mark Zuckerberg ajuda Samsung a tornar o virtual realidade

Mobilidade

E de repente, grande reboliço no Centro de Congressos em Barcelona. Para apresentar o novo Gear 360, uma câmara de 360 graus, a Samsung chama a palco Mark Zuckerberg cujo discurso se focou sobretudo na ideia de que a realidade virtual é, definitivamente, a nova plataforma social. Criou de, facto, impacto. E provou ser uma excelente jogada de marketing.

* em Barcelona

A realidade virtual veio para ficar. E para “validar” esta tendência, a Samsung convidou o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, a subir a palco e explicar que a realidade virtual vai mesmo definir a forma como comunicamos, como trabalhamos, como nos relacionamos.

A forma como tudo foi feito criou, de facto, muito impacto em quem estava presente. Primeiro, porque todos os jornalistas estavam de óculos colocados quando Mark Zuckerberg – que comprou a empresa de realidade virtual Oculus – se posicionou bem no meio da sala. A imagem que o dono do Facebook colocou no seu mural, que ilustra esta notícia, assim como os comentários, é devera explicita, já que o milionário caminha calmamente pela sala e ninguém dá conta… pois estão em outra realidade. Literalmente.

Assim, quando abrimos os olhos, já ele estava em palco a explicar a importância da realidade virtual e o quanto pode afetar a nossa vida social e profissional futura.

O novo Gear 360

Entretanto, a câmara lançada oferece aos utilizadores a possibilidade de se tornarem os criadores da sua própria realidade virtual e tirarem o máximo partido de visualização através do Gear VR.

O equipamento está equipado com duas lentes olho de peixe, sendo que cada possui um sensor de imagem de 15 megapixéis. É também dada aos utilizadores a capacidade de captarem vídeo de 360 graus em alta resolução (3840×1920), sendo possível a captação de imagens estáticas de 30 megapixéis. Os utilizadores podem ainda fazer vídeos e imagens com amplitude de 180 graus usando apenas um dos lados da câmara. Pensado para ser usado em qualquer altura do dia, o Gear 360 dispõe de uma luminosa lente F2.0, criando imagens de alta resolução mesmo em condições de luz ambiente fraca, dando a possibilidade ao utilizador de criar vídeos totalmente panorâmicos.

Ao sincronizarem o Gear 360 com um smartphone compatível Samsung, os utilizadores vão poder pré-visualizar os conteúdos em tempo real quando estiverem a fazer uma gravação. Por outro lado, o Gear 360 irá automaticamente mostrar aos utilizadores os conteúdos filmados, para que  possam ver e gravar nos seus smartphones ou enviar e partilhar diretamente nas redes sociais, incluindo Facebook, YouTube e Google Street View.

O novo produto é compatível com diversos smartphones Samsung, incluindo os recentemente lançados Galaxy S7 e Galaxy S7 edge, Galaxy S6+, Note 5, Galaxy S6 edge e Galaxy S6.

O Gear 360 vai estar disponível, em alguns países, a partir do segundo trimestre de 2016.

Resumindo, a Samsung fez uma brutal apresentação aqui em Barcelona. Quer pela forma como apresentou o mais recente modelo da família Galaxy, o S7, quer por ter contado com Mark Zuckerberg na apresentação do Gear 360.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor